Pular para conteúdo
Buscar

São Paulo, 06 de setembro de 2024 – O Instituto Itaúsa realizará um aporte de R$600.000,00, em prol do combate aos incêndios florestais, ao Fundo Casa Socioambiental, que possui experiência comprovada no apoio a brigadas, com uma rede de grupos previamente constituídos e treinados para essas situações e capacidade de rápida mobilização dos recursos.

 

“O enfrentamento das queimadas exige três ações essenciais: apoio às brigadas de incêndio, uso de tecnologia e estratégias de comunicação. Dentre essas ações, as brigadas comunitárias, voluntárias e indígenas, já ativas nos biomas da Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, desempenham um papel crucial, sendo os primeiros a lidar com os incêndios”, ressalta Marcelo Furtado, head de Sustentabilidade da Itaúsa e diretor executivo do Instituto Itaúsa.

 

Segundo o programa Queimadas do INPE, apenas em agosto deste ano foram registrados mais de 53 mil focos de incêndio e 118 municípios declararam estado de emergência. Em comparação com agosto do ano passado, quando foram registrados 26 decretos de emergência, o aumento foi de 354%. Esses incêndios têm devastado áreas de florestas, afetado biomas, e impactado diretamente a biodiversidade, a emissão de gases de efeito estufa e, especialmente, a segurança, o bem-estar das populações e a economia local.

 

“É fundamental que a sociedade brasileira esteja engajada no enfrentamento dos incêndios e das secas no país. Nosso apoio garantirá que esses grupos tenham os recursos necessários para logística e infraestrutura, permitindo uma atuação mais eficiente em diversos biomas brasileiros”, conclui Furtado.

 

Com o apoio do Instituto Itaúsa, o Fundo Casa Socioambiental lança hoje a convocatória de projetos "Reforço Imediato: Apoio Emergencial às Brigadas Voluntárias e Comunitárias”, permitindo que brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais se inscrevam para obter recursos.

 

Para mais informações sobre a chamada de projetos, clique aqui.

 

Sobre o Instituto Itaúsa

 

O Instituto Itaúsa faz parte da estratégia de sustentabilidade da Itaúsa, com o objetivo de acelerar a transformação econômica do país em direção a uma economia produtiva e positiva para o clima, para a natureza e para as pessoas. Criado em 2023, o Instituto atua em duas frentes estratégicas: a conservação do meio ambiente e a produtividade & sustentabilidade.

 

Sobre a Itaúsa

 

A Itaúsa (B3: ITSA4) é a maior holding brasileira de investimentos com capital aberto, com mais de 49 anos de trajetória, que detém participações em empresas líderes nos segmentos financeiro (Itaú Unibanco), bens de consumo (Alpargatas), materiais para construção civil (Dexco), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia) e infraestrutura (NTS e CCR). A Companhia possui uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira, com mais de 900 mil acionistas, e tem como propósito atuar como agente de mudança em empresas na criação de valor sustentável para a sociedade, investidas e acionistas.

 

Sobre o Fundo Casa Socioambiental

 

Com 19 anos de história, o Fundo Casa Socioambiental é uma organização dedicada à promoção da sustentabilidade ambiental e justiça social no Brasil. Apoiando diversas iniciativas da sociedade civil, o Fundo Casa se compromete a fortalecer comunidades locais e de base e promover um desenvolvimento sustentável.

 

Mais informações à imprensa:

 

FSB Comunicação – itausa@fsb.com.br

 

go to top hlkCulturaEnUS