Mais um passo foi dado para tornar a Alpargatas uma plataforma global de marcas ícones no setor de calçados. A companhia divulgou o investimento de US$ 475 milhões (o equivalente a quase R$ 2,7 bilhões) na aquisição de 49,9% da Rothy´s, marca nativa digital de calçados sustentáveis sediada em São Francisco (EUA). Para financiar o negócio, o CEO da Alpargatas, Beto Funari, conta que será feita a emissão de ações, cujos detalhes ainda serão definidos. “Estamos considerando que é um aporte em uma companhia de alto crescimento e em moeda forte”, afirma.
O aporte financeiro na empresa norte-americana vai se dar em duas etapas. No primeiro momento, foram investidos US$ 200 milhões para expansão da operação. A próxima fase é a oferta de compra para acionistas não controladores da Rothy´s no valor de US$ 275 milhões. A Alpargatas terá quatro membros no conselho da empresa, que tem nove participantes ao todo, e participará dos comitês de finanças, estratégia e pessoas.
Aporte no Brasil
O anúncio se soma a outro feito recentemente relativo ao investimento de R$ 600 milhões, para 2022, destinado a ampliar as fábricas da Alpargatas, a otimizar a malha logística no Brasil e a novas tecnologias de produto e processo. Esse movimento é resultado da forte demanda por Havaianas e do seu potencial de crescimento, com expansão do portfólio da marca, tanto no Brasil quanto no exterior.
A expectativa é ter mais eficiência, reduzir custos e melhorar os níveis de serviço para os canais físicos, on-line e de atendimento aos clientes globais. Entre os fatores de crescimento do mercado, Funari destaca o sucesso do lançamento do tênis casual Havaianas e o aumento da penetração das sandálias.
Veja os destaques do investimento anunciado no Brasil:
- Expansão da capacidade produtiva em 5 milhões de pares por mês
- Aumento de 8% em produtividade
- Ampliação de 80 mil m² na área de produção
- Novas tecnologias de produtos, como sandálias de múltiplas solas, incluindo materiais recicláveis, solas de borracha multicoloridas e sneakers.