Pular para conteúdo
Buscar

Conselheiros independentes reforçam a governança da Itaúsa

Alinhada à evolução das nossas práticas de governança e gestão empresarial, a Assembleia de Acionistas da Itaúsa elegeu três conselheiros independentes para reforçar o time da Alta Liderança. São eles: Fernando Marques Oliveira, presidente da HIG Capital (Brasil e América Latina), Patrícia Moraes, sócia-fundadora e gestora da Unbox Capital e ex-executiva do JP Morgan, e Vicente Furletti Assis, sócio sênior e líder da McKinsey & Company. Além de contribuírem com seus conhecimentos e experiências nas áreas de investimentos e avaliação de negócios, os profissionais proporcionam maior diversidade na composição do Conselho de Administração, que passa a contar com um terço de membros independentes. O movimento vem ao encontro das melhores práticas de governança recomendadas pelo mercado. 

Além deles, o conselho é formado por dois conselheiros externos e quatro ligados às famílias controladoras da Itaúsa, totalizando nove membros. Outra novidade é a criação de quatro Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, cada um liderado por membros independentes e externos. “Entramos numa nova etapa da governança corporativa. A Itaúsa tem feito novos investimentos, ampliado a sua gama de participações e necessitava de um conselho mais forte ainda, mais robusto, com experiências diferentes, olhares externos. Tenho certeza de que continuaremos atendendo às demandas e aos interesses dos nossos acionistas”, avalia Alfredo Setubal, membro do Conselho e presidente da holding


A mesma opinião é compartilhada pela nova conselheira Patricia, que avalia a chegada dos membros independentes como uma oportunidade de trazer novas ideias de investimentos e de formas de atuação, frutos da rede de relacionamentos de cada um, mas sem perder de vista os princípios e valores da holding. “É muito importante respeitar a forma de fazer negócio. E eu tenho muita admiração por essa postura da Itaúsa”, ressalta. Para ela, esse movimento de abertura demonstra a maturidade da gestão, resultado de uma trajetória bem-sucedida de investimentos, desenvolvimento de parcerias e apoio às empresas investidas. 

Outro ponto forte destacado pela profissional é a cultura ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança), que sempre fez parte da Itaúsa e que pode ser demonstrada na ampliação da participação feminina no conselho, que conta ainda com Ana Lúcia de Mattos Barretto Villela como vice-presidente. Patricia considera a experiência como um grande aprendizado. Ela diz que está na fase de conhecer melhor a Itaúsa e seus negócios para, a partir daí, identificar como pode ajudar a potencializá-los. Também quer ser reconhecida pelas suas habilidades como empreendedora e de relacionamento com as pessoas, e não só com os números.   

A nova conselheira é economista com experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro, atuando nas áreas de investimento bancário, fusões, aquisições, desinvestimentos e abertura de capital, entre outras. É sócia-fundadora e gestora da Unbox Capital, empresa gestora de investimentos, e diretora do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 41 mil integrantes com o objetivo de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.


Saiba mais.
 

go to top hlkCulturaEnUS