O toque da campainha na sede da bolsa de valores B3, em São Paulo, marcou a abertura da oferta de ações subsequentes da Alpargatas no dia 24.02.2022. O ato simbolizou um momento histórico para a companhia, listada há 109 anos na bolsa brasileira e que realizou, pela primeira vez, uma operação de follow-on. A oferta de 37,5 milhões de ações ordinárias e 57,5 milhões de ações preferenciais totalizou R$ 2,5 bilhões à companhia. O capital obtido será utilizado para financiar a operação de compra de 49,9% de participação na empresa Rothy´s, marca norte-americana de calçados e roupas sustentáveis.
“Estamos transformando a empresa para os próximos 100 anos. Estamos transformando a Alpargatas numa powerhouse de marcas globais, desejadas e hiperconectadas, como Havaianas e Rothy´s”, destacou Roberto Funari, presidente da Alpargatas, durante a cerimônia. Ele atribuiu o sucesso da operação ao endosso dos acionistas e ao trabalho do time Alpa, formado por pessoas apaixonadas pelo que a empresa faz e pelo seu impacto na sociedade e no Brasil.
Como reflexo da confiança na estratégia e na geração de valor de longo prazo da Alpargatas, a Itaúsa adquiriu 30,3 milhões de ações da companhia, o que representou um investimento de R$ 799,1 milhões. Com isso, a holding passou a deter 29,6% do capital total da Alpargatas (excetuando as ações mantidas em tesouraria), realizando um movimento alinhado ao pilar estratégico de alocação eficiente de capital e que busca proporcionar o melhor retorno aos seus acionistas.
Assista ao vídeo da abertura do follow-on na B3.