Menu
A Companhia
Governança Corporativa
Resultados e Divulgações
Serviços aos Investidores
Imprensa
Mercado de Capitais
Newsletter
Um Raio-X do Investidor Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em 2021, revelou que quase 70% dos mais de três mil entrevistados nas cinco regiões do País não sabem a razão pela qual escolhem o tipo de investimento que fazem. Esse é, portanto, o primeiro ponto a considerar quando se pensa em começar a investir: qual é o meu perfil de investidor? Conservador, moderado ou arrojado? Tudo depende dos riscos que você quer assumir.
O perfil conservador é o mais recomendado para aqueles que estão começando os investimentos e, geralmente, as aplicações são em renda fixa, como CDB’s (Certificado de Depósito Bancário) e o Tesouro Direto. Para quem já tem um pouco mais de conhecimento do mercado financeiro, fundos imobiliários e algumas ações são a opção para buscar rentabilidade sem abrir mão da segurança, mas ciente de que há um pouco de risco. Esse perfil mantém parte do seu dinheiro investido em renda fixa também. O arrojado, você já sabe: não tem medo de arriscar e coloca a maior parte do seu capital em renda variável.
Ok, perfil definido. Agora, quais os tipos de ações que existem na Bolsa de Valores para poder investir?
As ações podem ser de três tipos: ordinárias, preferenciais ou units. As suas principais características e diferenças são:
• Ordinárias: dão ao investidor direito de voto nas assembleias. • Preferenciais: o investidor não tem direito a voto (com algumas exceções), mas possui prioridade no recebimento de proventos. • Units: mesclando ações ordinárias e preferenciais, são grupos de ações negociadas em conjunto para quem quer variedade nos investimentos. O investidor paga uma única vez pelo “pacote de ações” adquirido.
As principais ações da B3 estão refletidas no Índice Ibovespa. Para saber quais são elas, clique aqui.
Realizado o investimento, como acompanhar o desempenho das empresas investidas?
Além, obviamente, de ficar atento às notícias econômicas do Brasil e do mundo, e às movimentações diárias do Índice Ibovespa, o investidor precisa acompanhar os eventos e divulgações de resultados financeiros das empresas com compõem a sua carteira, além de eventuais alterações societárias e de gestão que possam alterar suas trajetórias futuras.
A Itaúsa e suas investidas fazem divulgações periódicas e disponibilizam informativos e relatórios em seus sites de Relações com Investidores. Você pode se cadastrar para receber newsletters e comunicados específicos do nosso portfólio nos seguintes sites:
• Itaú Unibanco: https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/ • Alpargatas: https://ri.alpargatas.com.br/ • Dexco: https://ri.dex.co/ • CCR: https://ri.ccr.com.br/ • Aegea: https://ri.aegea.com.br/ • Copa Energia: https://www.copaenergia.com.br/relacao-com-investidores/ • NTS: https://ri.ntsbrasil.com/
Ferramentas do investidor
[strong]Por que investir[/strong][br /]na Itaúsa?
Calculadora dedividendos
Histórico dedividendos
Gráficointerativo