Estamos avançando no processo de reorganização societária envolvendo o investimento do Itaú Unibanco na XP. Obtivemos aprovação do Federal Reserve (FED – banco central norte-americano) para efetivar a cisão da participação detida pelo banco na XP, resultando na criação da XPart em 31/05, empresa que possui como ativo 40,5% do capital da XP Inc. Posteriormente, o Banco Central do Brasil homologou a cisão do Itaú Unibanco. As Assembleias Gerais Extraordinárias da XPart e da XP, que vão deliberar sobre a incorporação da XPart pela XP, serão realizadas no dia 1º/10.
Se a incorporação for aprovada, a Itaúsa passará a ter participação acionária (direta e indireta) de 15,07% do capital total da XP e 4,74% de seu capital votante, o que representa aproximadamente R$ 18 bilhões em termos de valor de mercado e a torna a segunda maior empresa do seu portfólio.
Os acionistas do Itaú Unibanco, que ainda estão negociando suas ações com direito ao recebimento de valores mobiliários da XPart, se a incorporação for aprovada, terão as ações da XPart trocadas por ações Classe A ou BDRs (certificados de depósito de valores mobiliários) da XP.
Confira as etapas percorridas até aqui:
- Itaú Unibanco anuncia, em 2020, a segregação da linha de negócio da XP de seu conglomerado com o objetivo de destravar o recurso investido na XP, destravar o valor do banco e criar ainda mais valor a seus acionistas. A cisão do Itaú Unibanco Holding S.A. é aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 31/01/21 para criação da XPart, e, posteriormente, aprovada pelo Federal Reserve (FED), banco central norte-americano, em 31/05/21.
- É criada, em 31/05/21, uma nova sociedade, a XPart, resultante da cisão do Itaú Unibanco, que recebe a participação de 40,5% do capital da XP que o Itaú Unibanco detinha.
- Com a efetivação da cisão do investimento e sua homologação pelo Banco Central do Brasil, XPart e XP divulgam que as Assembleias Gerais Extraordinárias da XPart e da XP, que vão deliberar sobre a incorporação da XPart pela XP, serão realizadas em 1º/10/21.
Tire suas dúvidas sobre a reorganização societária:
- O que será votado nas Assembleias?
Entre outras matérias, a incorporação da XPart pela XP. Se aprovada a incorporação, a XPart será extinta e seus acionistas receberão ações Classe A (no caso de Itaúsa, IUPAR e detentores de ADRs do Itaú Unibanco) ou BDRs (demais acionistas) da XP Inc.
- Se a incorporação for aprovada, como fica a participação da Itaúsa na XP?
A Itaúsa passará a deter 15,07% do capital total da XP e 4,74% de seu capital votante, além de ter direito a indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da empresa.
- Como ficam as ações da XPart após a incorporação?
Os acionistas da XPart receberão, a cada 43,3128323 ações da empresa, 1 ação Classe A ou BDR da XP.
Visite o site da XPart para acessar todos os detalhes da operação, o manual da Assembleia e as perguntas frequentes.