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Com mais de 100 anos, Alpargatas destaca-se no cenário brasileiro pela solidez e consistência inovadora

 

Que a Itaúsa investe em marcas líderes em seus segmentos, as quais apresentam solidez de mercado, isso você já sabe e acompanha. Mas o que talvez você não saiba é como as empresas do nosso portfólio chegam a esse estágio. Ser uma empresa centenária, sinônimo de inovação e pioneirismo por décadas, é um dos fatores que as fazem se tornar um player reconhecido e referência em seu setor, como a Alpargatas.

Com 117 anos de atuação, a Alpargatas é uma das companhias brasileiras destacadas na matéria do jornal O Globo que fala sobre os segredos para uma empresa durar mais de 100 anos. De acordo com os executivos e especialistas de mercado entrevistados, o diferencial que faz com que essas empresas seculares se mantenham ainda gigantes no cotidiano brasileiro é a sua capacidade de se mostrar sempre à frente do seu tempo.

“Souberam superar crises, mapear riscos e traçar estratégias de crescimento aprendendo com o passado, mas sempre com foco nas oportunidades do presente e nas tendências do futuro”, destaca a matéria. 

Criada em 1907 pelo imigrante de escocês Robert Fraser, o primeiro e principal produto da Alpargatas era o Roda, um calçado para trabalhadores da lavoura cafeeira. Com apenas seis anos de fundação e líderes muito visionários, a companhia ingressou logo na Bolsa de Valores de São Paulo, o que a torna a e empresa mais antiga ainda em operação listada na B3.

Ao enfrentar os primeiros desafios com a Primeira Guerra Mundial e a crise do café, que interrompeu a fabricação do Roda, de imediato, a empresa percebeu a oportunidade de começar a transformar e expandir seu portfólio. Na década de 40, a companhia trouxe o jeans para o País e, com sua autêntica pitada de inovação, lançou o Brim Coringa, tecido usado nos primeiros modelos de calças made in Brasil. Na sequência, em 1962, foi a vez de criar um símbolo nacional com as Havaianas. Apesar de serem inspiradas em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz, as Havaianas viraram sinônimo de brasilidade e elevaram a Alpargatas à posição de líder global em calçados abertos.  

E o portfólio de marcas e produtos não para por aí. Com foco em sustentabilidade, inovação e tecnologia, importantes aspectos quando o assunto é foco no cliente das novas gerações, a Alpargatas tornou-se detentora de 49,3% da marca norte-americana Rothy’s, de calçados sustentáveis, e é dona da ioasys, empresa de inovação e tecnologia. 

Com um consistente olhar pioneiro, foco estratégico e um bom relacionamento com fornecedores e clientes ao longo de décadas, a empresa, que hoje está presente em mais de 130 países e conta com cerca de 12 mil colaboradores atuando em todo o mundo, segue sendo uma das mais importantes na economia brasileira. 
 

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