Veja a nossa análise sobre os resultados apresentados.
> No setor bancário, o resultado expressivo é fruto da melhor margem financeira, da menor despesa com Perdas Esperadas com Operações de Crédito e da gestão eficiente nas despesas Gerais e Administrativas.
> O recorde histórico de receita líquida e de desempenho de EBITDA nas empresas dos setores de bens de consumo e de materiais para construção civil é resultado do bom momento de mercado, que resultou em expansão das vendas, além do aproveitamento das suas estruturas eficientes, compensando as pressões nos custos de alguns insumos.
> Os segmentos de distribuição e transporte de gás, representados pelas empresas Copa Energia e NTS, tiveram aumento na receita, enquanto no setor de saneamento básico, a Aegea apresentou ganhos expressivos de EBITDA e lucro líquido. Os resultados da Aegea passaram a ser reconhecidos pela Itaúsa a partir do terceiro trimestre.
> Desde o segundo trimestre, os resultados da XP Inc., do setor financeiro, têm contribuído positivamente para o desempenho da holding.
> O resultado do 4T21 também foi impactado positivamente pela venda de ações da XP, que gerou ganho de R$ 903 milhões, e pela valorização do investimento na NTS em função da atualização das premissas utilizadas no modelo de avaliação.
Acesse o Relatório de Administração e confira as informações completas.