O Itaú Unibanco deu o primeiro passo para adquirir o controle da corretora internacional Avenue Holding Cayman e disponibilizar aos seus clientes acesso ao mercado de investimentos no exterior. Inicialmente, serão adquiridos 35% do capital social total e votante da Avenue com o aporte de R$ 493 milhões. Após dois anos, serão comprados mais 15,1% de participação, atingindo o controle de 50,1% do capital total e votante. A negociação faz parte da estratégia do banco de estabelecer um ecossistema de investimentos que prioriza a satisfação do cliente, oferecendo produtos e serviços nos canais mais convenientes para cada perfil. Estão alinhados a esse movimento a compra da Ideal Corretora e o lançamento da plataforma Íon.
A Avenue detém uma corretora digital de valores mobiliários norte-americana, constituída há quatro anos para democratizar o acesso de investidores brasileiros ao mercado internacional. Conta atualmente com mais de 229 mil clientes ativos, 492 mil contas habilitadas e aproximadamente R$ 6,4 bilhões sob custódia. Os seus serviços de intermediação de investimentos vão permitir aos clientes do Itaú Unibanco abrir uma conta internacional, ter acesso a uma gama diversificada de produtos e serviços no exterior por meio de uma experiência simples, ágil e de autosserviço, além de contar com o talento e a expertise dos profissionais da corretora.
A gestão e a condução dos negócios da Avenue continuarão autônomas em relação ao Itaú Unibanco, que passará a ser mais uma das instituições que disponibilizará aos seus clientes os serviços da corretora no exterior. A conclusão da operação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores.