Peça fundamental no sistema de governança da Itaúsa, cabe ao Conselho Fiscal fiscalizar os atos dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações contábeis do exercício social, e reportar suas conclusões para os acionistas da Companhia, observados seus deveres legais e estatuários.
O órgão está instalado em caráter permanente podendo ser constituído por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, e igual número de suplentes, todos eleitos anualmente pelos acionistas em Assembleia Geral. Dentre seus membros há representantes eleitos por acionistas minoritários e por acionistas preferencialistas. Adicionalmente, compete ao referido órgão avaliar transações relevantes previstas na Política de Transações com Partes Relacionadas da Itaúsa, reportando-as ao Conselho de Administração da Companhia.
Guilherme é Presidente do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A, desde outubro/2023, sendo Membro Efetivo desde dezembro/2020 e de maio/2018 a abril/2019, tendo sido Membro Suplente de maio/2019 a dezembro/2020.
Na Dexco S.A. é Presidente do Conselho Fiscal desde abril/2022, tendo sido Membro Efetivo entre abril/2018 e abril/2020 e na Aegea Saneamento e Participações S.A. é Membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade desde agosto/2021.
É Presidente do Conselho Consultivo da Athie Wohnrath Associados, Projetos, Construção e Gerenciamento S.A. desde setembro/2023. Tendo sido COO da mesma empresa entre janeiro/2023 e setembro/2023.
Foi Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Alpargatas S.A. entre novembro/2017 e abril/2018; Vice-Presidente Administrativo e Financeiro (CFO) e Diretor de Relação com Investidores da Itautec S.A. – Grupo Itautec de abril/2013 a abril/2015, tendo sido Diretor Executivo Administrativo e Financeiro (CFO) de março/2012 a março/2013 e Diretor de Controladoria Corporativa de junho/2010 a fevereiro/2012.
Foi Vice-Presidente de Operações (COO) da Minuto Corretora de Seguros S.A. de março/2020 a março/2022, tendo sido Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) de agosto/2017 a fevereiro/2020.
Atuou como Consultor Financeiro nas áreas de planejamento financeiro e de controles internos em empresas no Brasil e EUA de agosto/2015 a julho/2017. Anteriormente, atuou como CFO e Controller de empresas multinacionais.
Graduado em Administração Pública formado pela Unisul, e em Ciências Contábeis pela Unip, com MBA em Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria pela FGV, cursou diversos programas de especialização em negócios e governança corporativa, com destaque para as universidades de Wharton e Berkeley nos EUA, além de formação em Comitê de Auditoria pela Universidade de Harvard. Também é Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC.
Eduardo é Membro do Conselho Fiscal da Itaúsa S.A. desde maio/2019.
Experiência profissional acumulada de 35 anos, é Membro do Conselho Consultivo do Grupo Irko; Presidente dos Conselhos Fiscais da Natura&Co, Qualicorp S.A. e da Fundação Antonio e Helena Zerrenner (FAHZ); Membro do Conselho Fiscal da Ambev S.A.; Membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da Cantu Store S.A; Membro do Comitê de Auditoria da Porto Seguro S.A.; e Vice-Presidente da ABRAPSA (Associação Brasileira dos Provedores de Serviços Administrativos).
É Membro do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), do Instituto Americano de “Certified Public Accountants” (AICPA), do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade (CRC e CFC). Foi Sócio da PwC entre 2004 e 2016 (carreira total de 27 anos; com um intercâmbio de 3 anos nos EUA) e tem vasta experiência acumulada no atendimento de grandes grupos empresariais, inclusive em processos de Ofertas Públicas Iniciais de Ações (IPOs) na CVM e SEC.
Bacharel em Contabilidade formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP) e com Programa APG Senior dirigido a líderes em cargos de diretoria pela Amana-Key (SP). É auditor qualificado com o Certificado Nacional de Auditores Independentes (CNAI) da CVM, bem como Contador Público Certificado (CPA) pelo Estado da Califórnia, EUA, e Especialista em Governança Corporativa e Aplicação de Normas Contábeis IFRS e USGAAP.
Elaine possui passagem por várias empresas com experiência nas áreas de contabilidade, controladoria, fiscal, tributária e CSC (Centro Serviços Compartilhados) em indústrias e empresas tais como Pilkington (Empresa Japonesa de fabricação de vidros), Philips Brazil (Companhia de consumo e tecnologia) e Embraer (Empresa brasileira de aeronáutica). Atualmente é Diretoria Contábil e Tributária Global além de Contadora na Embraer, sendo responsável por: (i) consolidação das Demonstrações Financeiras de acordo com as normas em IFRS publicadas na Comissões de Valores Mobiliários no Brasil (CVM) e Security Exchange Commission -US (SEC), bem como por suas Políticas e Procedimentos contábeis; (ii) Planejamento, Políticas e Procedimentos tributários Nacional e Internacional; e (iii) Centro de Serviços Compartilhados.
Também ocupa os cargos de (i) Governance Officer do Conselho Fiscal da Embraer; (ii) Presidente do Conselho Fiscal do Fundo de Pensão dos Empregados da Embraer (EMBRAERPREV); (iii) Membro do Conselho Fiscal da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal; (iv) Membro do Conselho Fiscal da Embraer Portugal S.A.; e (v) Membro Suplente do Conselho Fiscal da Comgás, da Rumo S.A. e da Cosan S.A.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté com Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria, MBA em Finanças e Controladoria.
Marco Tulio é Membro do Conselho Fiscal da Itaúsa, desde junho/2020, participa do Comitê de Finanças e Investimentos da Tupi, desde novembro/2021, é Membro do Conselho de Administração do Hospital Sabará – FJLS, desde abril/2016, é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento, desde outubro/2019 e consultor do Conselho de Administração e do Comitê de Inovação da SPM Holding, desde agosto/2022. Previamente, de 2004 a 2017, foi membro ou assessor dos Conselhos de Administração da Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre, Santa Casa de São Paulo e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom (2000-2004) e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985).
É gestor credenciado CVM, havendo atuado na Constellation Asset Management e Terra Boa Capital. Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do Comitê de Economia da CIESP (2004-2007).
Formado em Engenharia de Produção e em Economia pela Universidade de São Paulo e tem o grau de MBA (Finanças) pela University of Chicago.
Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em agosto de 1986 e ocupou cargo de Gerente Executivo de Finanças de 2011 a 2019 e atuou como Diretor Executivo de Finanças de 2019 a 2021. Entre 2018 e 2021, também participou como: Vice-Presidente do Conselho de Administração da Brazilian American Merchant Brasil – BAM, Membro do Conselho de Administração da BB Previdência, Membro do Conselho Fiscal da Economus, Membro do Conselho da Livelo, Membro do Conselho da BB Patagônia, Membro do Conselho da BB Securities e Membro do Conselho Fiscal da BB Seguros.
Formado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), possui MBA Executivo em Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiros de Mercado de Capitais – IBMEC (1999) e Mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (2003).
O Conselho de Administração, juntamente com a Diretoria e seus órgãos de assessoramento, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Itaúsa, de acordo com as disposições do Estatuto Social, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Itaúsa se relaciona.
Conforme disposto no Estatuto, o Conselho de Administração é composto por 3 a 10 membros efetivos, eleitos pela Assembleia Geral, sendo 1 Presidente e de 1 a 3 Vice-Presidentes escolhidos pelos Conselheiros, cabendo à Assembleia Geral fixar preliminarmente o número de conselheiros que comporão o colegiado. O Estatuto Social ainda dispõe que não poderão ser eleitos diretores com mais de 75 anos.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
Ana Lúcia é Vice-Presidente do Conselho de Administração (conselheira não executiva) da Itaúsa S.A. desde 2017, Membro do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2021, Membro da Comissão de Sustentabilidade de junho/2019 a abril/2023, tendo sido Membro da Comissão de Finanças de maio/2017 a agosto/2018.
É Membro do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2018, tendo ocupado diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Membro do Conselho de Administração (1996 a 2001), Membro do Comitê de Pessoas Itaú e do Comitê de Nomeação e Governança Corporativa Itaú desde 2018, Membro do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática desde 2019 (anteriormente denominado Comitê de Responsabilidade Social).
É Membro do Conselho de Administração do Instituto Itaúsa desde junho/2023 e Membro Suplente do Conselho de Administração da IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A. desde junho/2018; Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú desde 2020; Membro do Conselho Orientador do Itaú Social desde 2017; Membro do Conselho Consultivo do Itaú Cultural desde 1995; Membro da Diretoria Executiva do Itaú Cultural desde 2017; Cofundadora da AlanaLab (Maria Farinha Filmes e Flow) desde 2014; Presidente Fundadora da Alana Foundation desde 2012; Diretora Presidente do Instituto Alana desde 2002; Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brincante desde 2001 e Fellow Ashoka desde 2010.
Desde 2018, é a primeira representante da América Latina no Conselho de Inovação da XPrize, organização sem fins lucrativos criada por Peter Diamandis, que idealiza e gerencia competições mundiais para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ajudar a resolver alguns dos principais desafios da humanidade. Ana Lucia é Board Member da Participant, uma organização fundada pelo empreendedor social Jeff Skoll, e líder em mídia e entretenimento que inspira e engaja a audiência para mudanças sociais. Também é membro da Stanford Down Syndrome Research Center Advisory Board desde janeiro/2022, e da UCLA Lab School Board of Advisors desde maio/2022.
Foi Membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu (2013 a 2017); Membro do Conselho Consultivo da Organização Fairplay (2015 a 2017); Membro do Conselho Consultivo da Conectas (2003 a 2018); e Membro Suplente do Conselho de Administração (2018 a 2020 e de abril a julho/2024) e Membro do Comitê de Sustentabilidade da Dexco S.A. (2015 a 2018).
Bacharel em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e mestre em Psicologia da Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil com graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil (incompleto) e pós-graduação em Administração no Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil (incompleto).
Roberto Setubal é Membro do Conselho de Administração (conselheiro não executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2021 e ocupa o cargo de Vice-Presidente.
É Copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. desde 2017. Iniciou sua carreira no Banco Itaú em 1980, tendo ocupado diversas posições até ser nomeado em 1994 para presidir a instituição, ocupando esse cargo até abril de 2008, quando passou a presidir o Itaú Unibanco até 2017.
Também é Membro do Conselho da CCR, da Fundação Itaú para Educação e Cultura, e do Centro de Lideranças Públicas (CLP).
Entre 1994 e 2020 foi membro da International Monetary Conference, tendo presidido a Conferência de 2015. De 1997 até 2000, foi Presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e de 2011 a 2017 foi Presidente do Conselho da instituição. Foi Membro do Conselho de Administração do Institute of International Finance (IIF), tendo ocupado o cargo de Vice-Chairman entre 2003 e 2014. Entre 2002 e 2008 foi Membro do International Advisory Committee do Federal Reserve Bank de New York. Em 2011 foi escolhido Banker of the Year pela publicação Euromoney. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre 2000 e 2002, e integrou o Conselho de Administração da Shell entre 2017 e 2020.
Graduado em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, Brasil e Master of Science em Engenharia, pela Universidade de Stanford, Califórnia, EUA.
Alfredo Setubal é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e Membro do Conselho de Administração desde 2008 (conselheiro executivo).
É Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021 e Membro desde abril de 2015; Membro do Conselho de Administração no Itaú Unibanco desde 2007, da Alpargatas desde 2017, da Copa Energia desde 2020.
É Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de 2000 a 2003. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos de 2003 a 2008. No Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) foi Membro de 1999 a 2017.
É Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC). Atua como Presidente do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015, é Membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009, do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com curso de especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.
Rodolfo Villela Marino é Membro do Conselho de Administração (Conselheiro Executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2011, tendo sido Suplente de abril/2009 a maio/2011, é Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2015 a abril/2022. Também é Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Governança e Pessoas desde maio/21; Cocoordenador interino do Comitê de Sustentabilidade desde agosto/2022 e Membro desde maio/21; Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética desde abril/17; Membro da Comissão de Finanças desde abril/17, sendo Coordenador desde maio/21; Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/17, de Mercado de Capitais desde maio/09, de Sustentabilidade desde junho/19, e de Governança Corporativa desde julho/20.
Na Dexco S.A., é Membro do Conselho de Administração desde agosto/2009 (como suplente a partir de julho/2024), Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde maio/2020, Membro do Comitê de Finanças desde dezembro/2021, Presidente do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2019 e Membro desde novembro/2009 e foi Membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde setembro/2017, Membro dos Comitês de Estratégia e de Gente desde outubro/2017 e do Comitê de Auditoria Estatutário desde abril/2018.
Membro Suplente do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021, tendo sido membro efetivo de dezembro/2020 a abril/2021; Membro do Conselho de Administração da Aegea Saneamento e Participações S.A. desde julho/2021; e Diretor Gerente da Rudric Ith Participações Ltda. desde abril/2005.
Atua também como Presidente do Instituto Itaúsa desde junho/2023; Membro do Conselho Curador da Fundação Itaú desde maio/2019; Membro do Conselho de Administração do Instituto Unibanco desde abril/2014; Membro do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança desde setembro/2019; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Cultura Artística desde junho/2020; Membro do Conselho de Administração do IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial desde agosto/2015; Membro do Conselho de Governança do Todos pela Educação desde abril/2019; Membro do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh desde agosto/2017; Membro do Conselho Consultivo do IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores desde dezembro/2017; Membro da Young Presidents Organization – YPO/WPO desde dezembro/2011; Diretor Presidente da Associação Comunitária Despertar desde abril/2020; Membro do Conselho de Administração da Todavia Livros desde março/2018; Membro do Conselho de Administração da Tempo Livre PTE Ltd (“Cariuma”) desde dezembro/2017 e Membro do Conselho de Administração da Livraria Dois Pontos Comércio Eletrônico S.A. desde março/2021.
Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EASP/FGV – Fundação Getúlio Vargas – agosto/1994 a junho/1998. Mestre em Economia e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2001. Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2002.
Edson Marchi é Membro do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. (conselheiro independente) desde maio/2021, tendo sido Membro Suplente de maio/2019 a maio/2021, Coordenador do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/23, tendo sido Membro de maio/21 a maio/23, Coordenador do Comitê de Auditoria de agosto/2022 a maio/23 e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021.
Na Fundação Antônio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência atua como Membro do Conselho de Administração desde maio/2018, Diretor Executivo desde julho/2012, Coordenador do Comitê de Ética desde maio/2020 e Membro desde dezembro/2016, Coordenador do Comitê de Governança em Proteção de Dados desde novembro/2020, Coordenador do Comitê de Finança e Investimentos desde fevereiro/2019 e foi Membro do Conselho Consultivo de dezembro/2004 a agosto/2012.
Foi Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da AMBEV S.A., de julho/2019 a março/2020, Diretor de Benefícios de janeiro/2015 a junho/2019, Diretor de Relações Corporativas de junho/2011 a dezembro/2014 e Gerente de Planejamento Estratégico de maio/2000 a dezembro/2003, Vice-Presidente Global Finance and Excise Tax da Anheuser-Busch InBev, de 2009 a 2011 e Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Privada da AmBev – IAPP, de janeiro/2004 a julho/2007.
Graduado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1985 e 1986, respectivamente, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FIA/USP), em 1998.
Patrícia de Moraes é Membro do Conselho de Administração (conselheira independente) da Itaúsa S.A., Coordenadora do Comitê de Governança e Pessoas e Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios desde maio/2021, do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria de agosto/2022 a maio/23.
É Sócia Fundadora, Gestora e Membro do Comitê de Investimentos da Unbox Capital, empresa de investimento que apoia o crescimento das empresas fazendo parcerias com empreendedores e gestores. Tem mais de 20 anos de experiência em Investment Banking tendo trabalhado no time de Mergers & Acquisitions do J.P. Morgan em Nova York e em São Paulo. Foi Head do Investment Banking e do Corparate Banking do J.P. Morgan no Brasil sendo responsável por todos os relacionamentos e transações com empresas brasileiras e multinacionais. Durante sua carreira, assessorou empresas em transações estratégicas de fusões, aquisições e desinvestimentos, e em capitalizações através de levantamento de dívida e abertura de capital (IPO).
É Diretora do “Grupo Mulheres do Brasil” e foi nomeada duas vezes para “Mulheres de Valor” do jornal Valor. Faz parte do Conselho do Programa para Estudos de Finanças da Columbia Business School e do Conselho da Columbia University no Brasil.
Formada em Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e possui MBA da Columbia Business School (classe de 1995).
É Membro do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2021, Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021.
Membro do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021. Membro e Vice- Presidente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Gente e ESG da CCR S.A. desde setembro/2022 e Membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações desde abril/2022. Foi membro titular do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. de maio/2021 a dezembro/2022.
Na McKinsey & Company, Inc. é Sócio Sênior Emérito desde fevereiro/2022, tendo sido Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021. Foi membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022, Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022, Sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado, Gerente de Projetos e Associado de 1997 a 2002.
É membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal desde fevereiro/2023; Membro do Conselho Consultivo da Generation Brasil desde 2020; Conselheiro do MASP – Museu de Arte de São Paulo desde 2015; e Conselheiro Consultivo do Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil desde 2016.
Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso Offshore na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) de 1985 a 1997 e foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil Portugal entre 2015 e 2022.
Graduado em Engenharia Civil em 1985 pela Universidade Federal de Minas Gerais; Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A.; e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania.
Estão ainda eleitos, na condição de membros suplentes, Ricardo Egydio Setubal e Ricardo Villela Marino. Para mais informações consultar deliberações da Assembleia de Acionistas
O Conselho Consultivo, órgão de caráter de assessoramento, possui funções técnicas e reporte direto ao Conselho de Administração, sendo que suas recomendações não possuem caráter vinculante. O Conselho Consultivo tem por finalidade auxiliar o Conselho de Administração nos assuntos em que for solicitado a se manifestar.
Compete ao Conselho Consultivo assessorar ou se manifestar sobre quaisquer assuntos e matérias que lhe forem submetidos pelo Conselho de Administração na tomada de decisões, sempre que solicitado pelo referido órgão ou pela Diretoria da Itaúsa. O Conselho de Administração ou a Diretoria, conforme o caso, poderá consultar um ou mais membros do Conselho Consultivo, conforme entender necessário, sendo que a resposta à referida consulta não representará uma recomendação do Conselho Consultivo.
Os membros do Conselho Consultivo poderão participar, sem direito a voto, das reuniões do Conselho de Administração, quando convidados pelo Presidente do Conselho de Administração, e das reuniões dos comitês, quando convidados por seus respectivos coordenadores.
.
.
.
Os Comitês de Assessoramento ao Conselho são órgãos consultivos, responsáveis por assessorar o Conselho na análise de assuntos estratégicos de sua competência, com o objetivo de conferir maior eficiência para este colegiado. Além disso os comitês auxiliam o Conselho no desempenho de suas funções legais e estatutárias.
Atualmente a Itaúsa possui cinco Comitês: Comitê de Governança e Pessoas, Comitê de Sustentabilidade, Comitê de Estratégia e Novos Negócios, Comitê de Partes Relacionadas e Comitê de Auditoria. Esses órgãos são compostos por membros indicados anualmente pelo Conselho de Administração da Companhia.
O Comitê de Governança e Pessoas trata de assuntos discutidos na Comissão de Governança e na Comissão de Pessoas. As principais atribuições desse Comitê são:
- Avaliação de administradores e sua frequência
- Regras de sucessão da administração
- Política de remuneração administradores, montante global e alocação
- definição de critérios de independência do Conselho de Administração
- Identificação de especialistas para Comitês, se for o caso
- Tendências e benchmarks ESG
- Regulamentações e autorregulação relacionadas à governança corporativa
- Sistema de governança corporativa
Regimento Interno do Comitê de Governança e Pessoas
Patrícia é Membro do Conselho de Administração (conselheira independente) da Itaúsa S.A., Coordenadora do Comitê de Governança e Pessoas e Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios desde maio/2021, do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria desde agosto/2022.
É Sócia Fundadora, Gestora e Membro do Comitê de Investimentos da Unbox Capital, empresa de investimento que apoia o crescimento das empresas fazendo parcerias com empreendedores e gestores.
Tem mais de 20 anos de experiência em Investment Banking tendo trabalhado no time de Mergers & Acquisitions do J.P. Morgan em Nova York e em São Paulo. Foi Head do Investment Banking e do Corparate Banking do J.P. Morgan no Brasil sendo responsável por todos os relacionamentos e transações com empresas brasileiras e multinacionais. Durante sua carreira, assessorou empresas em transações estratégicas de fusões, aquisições e desinvestimentos, e em capitalizações através de levantamento de dívida e abertura de capital (IPO).
É Diretora do “Grupo Mulheres do Brasil” e foi nomeada duas vezes para “Mulheres de Valor” do jornal Valor. Faz parte do Conselho do Programa para Estudos de Finanças da Columbia Business School e do Conselho da Columbia University no Brasil.
Formada em Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e possui MBA da Columbia Business School (classe de 1995).
Edson é Membro do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. (conselheiro não executivo) desde maio/2021, tendo sido Membro Suplente de maio/2019 a maio/2021, Coordenador do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria desde agosto/2022, Membro dos Comitês de Governança e Pessoas e de Sustentabilidade e Riscos desde maio/2021.
Na Fundação Antônio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência atua como Membro do Conselho de Administração desde maio/2018, Diretor Executivo desde julho/2012, Coordenador do Comitê de Ética desde maio/2020 e Membro desde dezembro/2016, Coordenador do Comitê de Governança em Proteção de Dados desde novembro/2020, Coordenador do Comitê de Finança e Investimentos desde fevereiro/2019 e foi Membro do Conselho Consultivo de dezembro/2004 a agosto/2012.
Foi Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da AMBEV S.A., de julho/2019 a março/2020, Diretor de Benefícios de janeiro/2015 a junho/2019, Diretor de Relações Corporativas de junho/2011 a dezembro/2014 e Gerente de Planejamento Estratégico de maio/2000 a dezembro/2003, Vice-Presidente Global Finance and Excise Tax da Anheuser-Busch InBev, de 2009 a 2011 e Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Privada da AmBev – IAPP, de janeiro/2004 a julho/2007.
Graduado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1985 e 1986, respectivamente, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FIA/USP), em 1998.
Ricardo é Membro Suplente do Conselho de Administração (conselheiro executivo) da Itaúsa S.A. desde abril/2009, Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2021 a abril/2022, Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e de Auditoria desde agosto/2022, Cocoordenador Interino do Comitê de Sustentabilidade e Riscos desde agosto/2022 e Membro desde maio/2021, Membro da Comissão de Auditoria e Riscos desde abril/2017, das Comissões de Mercado de Capitais desde maio/2009, de Finanças, de Investimentos, e de Pessoas e Ética desde abril/2017, de Auditoria e Riscos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020, e de Sustentabilidade desde junho/2019, tendo sido Membro do Comitê de Políticas de Investimento de agosto/2008 a maio/2010.
É Membro do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde abril/2008, tendo sido Vice-Presidente de abril/2009 a abril/2017, Membro do Comitê de Sustentabilidade desde abril/2018, do Comitê de Divulgação e Negociação desde maio/2020, tendo sido Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação de novembro/2009 a maio/2020 e do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Itautec S.A. – Grupo Itautec de fevereiro/2010 a agosto/2019, Conselheiro Suplente de abril/2009 a janeiro/2010 e Efetivo de abril/1999 a abril/2008. Foi membro do Comitê de Divulgação de setembro/2010 a agosto/2019, Diretor Vice-Presidente Executivo de abril/1999 a janeiro/2010; Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, do Comitê de Estratégia e do Comitê de Pessoas e Governança de setembro/2010 a janeiro/2015.
Foi Membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, de março/2014 a março/2019, tendo sido Vice-Presidente de março/2016 a março/2018 e Presidente de março/2018 a março/2019.
É advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988, administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1984 e especializado (PMD 69) pela Harvard University em 1995.
Vicente é Membro do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2021, Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021.
Membro do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021. Membro e Vice[1]Presidente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Gente e ESG da CCR S.A. desde setembro/2022 e Membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações desde abril/2022. Foi membro titular do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. de maio/2021 a dezembro/2022.
Na McKinsey & Company, Inc. é Sócio Sênior Emérito desde fevereiro/2022, tendo sido Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021. Foi membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022, Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022, Sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado, Gerente de Projetos e Associado de 1997 a 2002.
É membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal desde fevereiro/2023; Membro do Conselho Consultivo da Generation Brasil desde 2020; Conselheiro do MASP – Museu de Arte de São Paulo desde 2015; e Conselheiro Consultivo do Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil desde 2016.
Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso Offshore na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) de 1985 a 1997 e foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil Portugal entre 2015 e 2022.
Graduado em Engenharia Civil em 1985 pela Universidade Federal de Minas Gerais; Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A.; e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania.
Rodolfo Villela Marino é Membro do Conselho de Administração (Conselheiro Executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2011, tendo sido Suplente de abril/2009 a maio/2011, é Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2015 a abril/2022. Também é Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Governança e Pessoas desde maio/21; Cocoordenador interino do Comitê de Sustentabilidade desde agosto/2022 e Membro desde maio/21; Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética desde abril/17; Membro da Comissão de Finanças desde abril/17, sendo Coordenador desde maio/21; Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/17, de Mercado de Capitais desde maio/09, de Sustentabilidade desde junho/19, e de Governança Corporativa desde julho/20.
Na Dexco S.A., é Membro do Conselho de Administração desde agosto/2009 (como suplente a partir de julho/2024), Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde maio/2020, Membro do Comitê de Finanças desde dezembro/2021, Presidente do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2019 e Membro desde novembro/2009 e foi Membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde setembro/2017, Membro dos Comitês de Estratégia e de Gente desde outubro/2017 e do Comitê de Auditoria Estatutário desde abril/2018.
Membro Suplente do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021, tendo sido membro efetivo de dezembro/2020 a abril/2021; Membro do Conselho de Administração da Aegea Saneamento e Participações S.A. desde julho/2021; e Diretor Gerente da Rudric Ith Participações Ltda. desde abril/2005.
Atua também como Presidente do Instituto Itaúsa desde junho/2023; Membro do Conselho Curador da Fundação Itaú desde maio/2019; Membro do Conselho de Administração do Instituto Unibanco desde abril/2014; Membro do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança desde setembro/2019; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Cultura Artística desde junho/2020; Membro do Conselho de Administração do IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial desde agosto/2015; Membro do Conselho de Governança do Todos pela Educação desde abril/2019; Membro do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh desde agosto/2017; Membro do Conselho Consultivo do IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores desde dezembro/2017; Membro da Young Presidents Organization – YPO/WPO desde dezembro/2011; Diretor Presidente da Associação Comunitária Despertar desde abril/2020; Membro do Conselho de Administração da Todavia Livros desde março/2018; Membro do Conselho de Administração da Tempo Livre PTE Ltd (“Cariuma”) desde dezembro/2017 e Membro do Conselho de Administração da Livraria Dois Pontos Comércio Eletrônico S.A. desde março/2021.
Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EASP/FGV – Fundação Getúlio Vargas – agosto/1994 a junho/1998. Mestre em Economia e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2001. Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2002.
Alfredo Setubal é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e Membro do Conselho de Administração desde 2008 (conselheiro executivo).
É Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021 e Membro desde abril de 2015; Membro do Conselho de Administração no Itaú Unibanco desde 2007, da Alpargatas desde 2017, da Copa Energia desde 2020.
É Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de 2000 a 2003. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos de 2003 a 2008. No Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) foi Membro de 1999 a 2017.
É Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC). Atua como Presidente do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015, é Membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009, do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com curso de especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
O Comitê de Sustentabilidade foi criado com o objetivo de conduzir os assuntos discutidos na Comissão de Sustentabilidade. Dentre as principais atribuições deste Comitê estão:
- Acompanhar a estratégia ESG da Companhia, incluindo a atuação do Instituto Itaúsa, e recomendar ações e iniciativas que apliquem inteligência de ESG/sustentabilidade e (a) gerem impacto positivo direto para a Itaúsa, (b) colaborem com o avanço da agenda ESG das investidas, e (c) norteiem decisões sobre novos investimentos da Itaúsa; e
- Recomendar ajustes à governança da Companhia para potencializar sua estratégia ESG.
Regimento Interno do Comitê de Sustentabilidade
Edson Marchi é Membro do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. (conselheiro independente) desde maio/2021, tendo sido Membro Suplente de maio/2019 a maio/2021, Coordenador do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/23, tendo sido Membro de maio/21 a maio/23, Coordenador do Comitê de Auditoria de agosto/2022 a maio/23 e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021.
Na Fundação Antônio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência atua como Membro do Conselho de Administração desde maio/2018, Diretor Executivo desde julho/2012, Coordenador do Comitê de Ética desde maio/2020 e Membro desde dezembro/2016, Coordenador do Comitê de Governança em Proteção de Dados desde novembro/2020, Coordenador do Comitê de Finança e Investimentos desde fevereiro/2019 e foi Membro do Conselho Consultivo de dezembro/2004 a agosto/2012.
Foi Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da AMBEV S.A., de julho/2019 a março/2020, Diretor de Benefícios de janeiro/2015 a junho/2019, Diretor de Relações Corporativas de junho/2011 a dezembro/2014 e Gerente de Planejamento Estratégico de maio/2000 a dezembro/2003, Vice-Presidente Global Finance and Excise Tax da Anheuser-Busch InBev, de 2009 a 2011 e Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Privada da AmBev – IAPP, de janeiro/2004 a julho/2007.
Graduado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1985 e 1986, respectivamente, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FIA/USP), em 1998.
Ana Lúcia é Vice-Presidente do Conselho de Administração (conselheira não executiva) da Itaúsa S.A. desde 2017, Membro do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2021, Membro da Comissão de Sustentabilidade de junho/2019 a abril/2023, tendo sido Membro da Comissão de Finanças de maio/2017 a agosto/2018.
É Membro do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2018, tendo ocupado diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Membro do Conselho de Administração (1996 a 2001), Membro do Comitê de Pessoas Itaú e do Comitê de Nomeação e Governança Corporativa Itaú desde 2018, Membro do Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática desde 2019 (anteriormente denominado Comitê de Responsabilidade Social).
É Membro do Conselho de Administração do Instituto Itaúsa desde junho/2023 e Membro Suplente do Conselho de Administração da IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A. desde junho/2018; Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú desde 2020; Membro do Conselho Orientador do Itaú Social desde 2017; Membro do Conselho Consultivo do Itaú Cultural desde 1995; Membro da Diretoria Executiva do Itaú Cultural desde 2017; Cofundadora da AlanaLab (Maria Farinha Filmes e Flow) desde 2014; Presidente Fundadora da Alana Foundation desde 2012; Diretora Presidente do Instituto Alana desde 2002; Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brincante desde 2001 e Fellow Ashoka desde 2010.
Desde 2018, é a primeira representante da América Latina no Conselho de Inovação da XPrize, organização sem fins lucrativos criada por Peter Diamandis, que idealiza e gerencia competições mundiais para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ajudar a resolver alguns dos principais desafios da humanidade. Ana Lucia é Board Member da Participant, uma organização fundada pelo empreendedor social Jeff Skoll, e líder em mídia e entretenimento que inspira e engaja a audiência para mudanças sociais. Também é membro da Stanford Down Syndrome Research Center Advisory Board desde janeiro/2022, e da UCLA Lab School Board of Advisors desde maio/2022.
Foi Membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu (2013 a 2017); Membro do Conselho Consultivo da Organização Fairplay (2015 a 2017); Membro do Conselho Consultivo da Conectas (2003 a 2018); e Membro Suplente do Conselho de Administração (2018 a 2020 e de abril a julho/2024) e Membro do Comitê de Sustentabilidade da Dexco S.A. (2015 a 2018).
Bacharel em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e mestre em Psicologia da Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil com graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil (incompleto) e pós-graduação em Administração no Terceiro Setor pela Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil (incompleto).
Marcelo é Engenheiro químico com mestrado em energia renovável.
Já atuou na ONG Greenpeace, onde trabalhou por 24 anos em posições internacionais e como diretor executivo da organização no Brasil.
Faz parte da diretoria da Natura Finance – organização não governamental internacional que trabalha pelo alinhamento das finanças globais.
Atualmente é presidente do conselho do WRI (World Resources Institute) Brasil, instituto global de pesquisa que atua na causa climática.
É membro do Comitê de Sustentabilidade da Dexco e também da Marfrig.
Na Itaúsa, veio para liderar o Instituto Itaúsa e consolidar a nossa estratégia ESG, como Head de Sustentabilidade.
Ricardo é Membro Suplente do Conselho de Administração (conselheiro executivo) da Itaúsa S.A. desde abril/2009, Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2021 a abril/2022, Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e de Auditoria desde agosto/2022, Cocoordenador Interino do Comitê de Sustentabilidade e Riscos desde agosto/2022 e Membro desde maio/2021, Membro da Comissão de Auditoria e Riscos desde abril/2017, das Comissões de Mercado de Capitais desde maio/2009, de Finanças, de Investimentos, e de Pessoas e Ética desde abril/2017, de Auditoria e Riscos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020, e de Sustentabilidade desde junho/2019, tendo sido Membro do Comitê de Políticas de Investimento de agosto/2008 a maio/2010.
É Membro do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde abril/2008, tendo sido Vice-Presidente de abril/2009 a abril/2017, Membro do Comitê de Sustentabilidade desde abril/2018, do Comitê de Divulgação e Negociação desde maio/2020, tendo sido Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação de novembro/2009 a maio/2020 e do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Itautec S.A. – Grupo Itautec de fevereiro/2010 a agosto/2019, Conselheiro Suplente de abril/2009 a janeiro/2010 e Efetivo de abril/1999 a abril/2008. Foi membro do Comitê de Divulgação de setembro/2010 a agosto/2019, Diretor Vice-Presidente Executivo de abril/1999 a janeiro/2010; Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, do Comitê de Estratégia e do Comitê de Pessoas e Governança de setembro/2010 a janeiro/2015.
Foi Membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, de março/2014 a março/2019, tendo sido Vice-Presidente de março/2016 a março/2018 e Presidente de março/2018 a março/2019.
É advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988, administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1984 e especializado (PMD 69) pela Harvard University em 1995.
Rodolfo Villela Marino é Membro do Conselho de Administração (Conselheiro Executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2011, tendo sido Suplente de abril/2009 a maio/2011, é Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2015 a abril/2022. Também é Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Governança e Pessoas desde maio/21; Cocoordenador interino do Comitê de Sustentabilidade desde agosto/2022 e Membro desde maio/21; Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética desde abril/17; Membro da Comissão de Finanças desde abril/17, sendo Coordenador desde maio/21; Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/17, de Mercado de Capitais desde maio/09, de Sustentabilidade desde junho/19, e de Governança Corporativa desde julho/20.
Na Dexco S.A., é Membro do Conselho de Administração desde agosto/2009 (como suplente a partir de julho/2024), Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde maio/2020, Membro do Comitê de Finanças desde dezembro/2021, Presidente do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2019 e Membro desde novembro/2009 e foi Membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde setembro/2017, Membro dos Comitês de Estratégia e de Gente desde outubro/2017 e do Comitê de Auditoria Estatutário desde abril/2018.
Membro Suplente do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021, tendo sido membro efetivo de dezembro/2020 a abril/2021; Membro do Conselho de Administração da Aegea Saneamento e Participações S.A. desde julho/2021; e Diretor Gerente da Rudric Ith Participações Ltda. desde abril/2005.
Atua também como Presidente do Instituto Itaúsa desde junho/2023; Membro do Conselho Curador da Fundação Itaú desde maio/2019; Membro do Conselho de Administração do Instituto Unibanco desde abril/2014; Membro do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança desde setembro/2019; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Cultura Artística desde junho/2020; Membro do Conselho de Administração do IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial desde agosto/2015; Membro do Conselho de Governança do Todos pela Educação desde abril/2019; Membro do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh desde agosto/2017; Membro do Conselho Consultivo do IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores desde dezembro/2017; Membro da Young Presidents Organization – YPO/WPO desde dezembro/2011; Diretor Presidente da Associação Comunitária Despertar desde abril/2020; Membro do Conselho de Administração da Todavia Livros desde março/2018; Membro do Conselho de Administração da Tempo Livre PTE Ltd (“Cariuma”) desde dezembro/2017 e Membro do Conselho de Administração da Livraria Dois Pontos Comércio Eletrônico S.A. desde março/2021.
Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EASP/FGV – Fundação Getúlio Vargas – agosto/1994 a junho/1998. Mestre em Economia e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2001. Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2002.
Alfredo Setubal é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e Membro do Conselho de Administração desde 2008 (conselheiro executivo).
É Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021 e Membro desde abril de 2015; Membro do Conselho de Administração no Itaú Unibanco desde 2007, da Alpargatas desde 2017, da Copa Energia desde 2020.
É Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de 2000 a 2003. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos de 2003 a 2008. No Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) foi Membro de 1999 a 2017.
É Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC). Atua como Presidente do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015, é Membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009, do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com curso de especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
O Comitê de Estratégia e Novos Negócios foi criado para abordar assuntos discutidos na Comissão de Investimentos, além de acompanhar e discutir a estratégia de alocação de capital. As principais atribuições do comitê são:
- Estratégia de alocação de capital (novos investimentos)
- Gestão estratégica de portfólio
- Recompra de ações próprias para tesouraria
Regimento Interno do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Vicente é Membro do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2021, Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021.
Membro do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021. Membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Gente e ESG da CCR S.A. desde setembro/2022 e Membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações desde abril/2022. Foi membro titular do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. de maio/2021 a dezembro/2022.
Na McKinsey & Company, Inc. é Sócio Sênior Emérito desde fevereiro/2022, tendo sido Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021. Foi membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022, Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022, Sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado, Gerente de Projetos e Associado de 1997 a 2002.
É membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal desde fevereiro/2023; Membro do Conselho Consultivo da Generation Brasil desde 2020; Conselheiro do MASP – Museu de Arte de São Paulo desde 2015; e Conselheiro Consultivo do Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil desde 2016.
Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso Offshore na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) de 1985 a 1997 e foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil Portugal entre 2015 e 2022.
Graduado em Engenharia Civil em 1985 pela Universidade Federal de Minas Gerais; Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A.; e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania.
Patrícia de Moraes é Membro do Conselho de Administração (conselheira independente) da Itaúsa S.A., Coordenadora do Comitê de Governança e Pessoas e Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios desde maio/2021, do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria de agosto/2022 a maio/23.
É Sócia Fundadora, Gestora e Membro do Comitê de Investimentos da Unbox Capital, empresa de investimento que apoia o crescimento das empresas fazendo parcerias com empreendedores e gestores. Tem mais de 20 anos de experiência em Investment Banking tendo trabalhado no time de Mergers & Acquisitions do J.P. Morgan em Nova York e em São Paulo. Foi Head do Investment Banking e do Corparate Banking do J.P. Morgan no Brasil sendo responsável por todos os relacionamentos e transações com empresas brasileiras e multinacionais. Durante sua carreira, assessorou empresas em transações estratégicas de fusões, aquisições e desinvestimentos, e em capitalizações através de levantamento de dívida e abertura de capital (IPO).
É Diretora do “Grupo Mulheres do Brasil” e foi nomeada duas vezes para “Mulheres de Valor” do jornal Valor. Faz parte do Conselho do Programa para Estudos de Finanças da Columbia Business School e do Conselho da Columbia University no Brasil.
Formada em Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e possui MBA da Columbia Business School (classe de 1995).
Ricardo é Membro Suplente do Conselho de Administração (conselheiro não executivo) da Itaúsa S.A. desde 2011, Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios desde 2021, Membro da Comissão de Sustentabilidade desde 2019, tendo sido Membro do Comitê de Políticas de Investimento de 2008 a 2011.
É Vice-Presidente do Conselho de Administração no Grupo Itaú Unibanco desde 2020, tendo sido também Membro do Conselho de Administração (2008 a 2020) e Presidente do Conselho Estratégico para a América Latina do banco desde 2018. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco desde 2002, incluindo o de Vice-Presidente (2010 a 2018).
Foi Membro Suplente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de 2009 a 2018. Foi Membro suplente do Conselho de Administração da Itautec S.A. de 2009 a 2019 e Membro Suplente do Conselho de Administração da Elekeiroz S.A. de 2009 a 2018.
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil e mestre em Administração de Empresas pela MIT Sloan School of Management, Cambridge, Massachusetts, EUA.
Roberto é Membro do Conselho de Administração (conselheiro não executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2021 e ocupa o cargo de Vice-Presidente.
É Copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. desde 2017. Iniciou sua carreira no Banco Itaú em 1980, tendo ocupado diversas posições até ser nomeado em 1994 para presidir a instituição, ocupando esse cargo até abril de 2008, quando passou a presidir o Itaú Unibanco até 2017.
Também é Membro do Conselho da CCR, da Fundação Itaú para Educação e Cultura, e do Centro de Lideranças Públicas (CLP).
Entre 1994 e 2020 foi membro da International Monetary Conference, tendo presidido a Conferência de 2015. De 1997 até 2000, foi Presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e de 2011 a 2017 foi Presidente do Conselho da instituição. Foi Membro do Conselho de Administração do Institute of International Finance (IIF), tendo ocupado o cargo de Vice-Chairman entre 2003 e 2014. Entre 2002 e 2008 foi Membro do International Advisory Committee do Federal Reserve Bank de New York. Em 2011 foi escolhido Banker of the Year pela publicação Euromoney. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre 2000 e 2002, e integrou o Conselho de Administração da Shell entre 2017 e 2020.
Graduado em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, Brasil e Master of Science em Engenharia, pela Universidade de Stanford, Califórnia, EUA.
Rodolfo Villela Marino é Membro do Conselho de Administração (Conselheiro Executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2011, tendo sido Suplente de abril/2009 a maio/2011, é Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2015 a abril/2022. Também é Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Governança e Pessoas desde maio/21; Cocoordenador interino do Comitê de Sustentabilidade desde agosto/2022 e Membro desde maio/21; Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética desde abril/17; Membro da Comissão de Finanças desde abril/17, sendo Coordenador desde maio/21; Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/17, de Mercado de Capitais desde maio/09, de Sustentabilidade desde junho/19, e de Governança Corporativa desde julho/20.
Na Dexco S.A., é Membro do Conselho de Administração desde agosto/2009 (como suplente a partir de julho/2024), Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde maio/2020, Membro do Comitê de Finanças desde dezembro/2021, Presidente do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2019 e Membro desde novembro/2009 e foi Membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde setembro/2017, Membro dos Comitês de Estratégia e de Gente desde outubro/2017 e do Comitê de Auditoria Estatutário desde abril/2018.
Membro Suplente do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021, tendo sido membro efetivo de dezembro/2020 a abril/2021; Membro do Conselho de Administração da Aegea Saneamento e Participações S.A. desde julho/2021; e Diretor Gerente da Rudric Ith Participações Ltda. desde abril/2005.
Atua também como Presidente do Instituto Itaúsa desde junho/2023; Membro do Conselho Curador da Fundação Itaú desde maio/2019; Membro do Conselho de Administração do Instituto Unibanco desde abril/2014; Membro do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança desde setembro/2019; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Cultura Artística desde junho/2020; Membro do Conselho de Administração do IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial desde agosto/2015; Membro do Conselho de Governança do Todos pela Educação desde abril/2019; Membro do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh desde agosto/2017; Membro do Conselho Consultivo do IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores desde dezembro/2017; Membro da Young Presidents Organization – YPO/WPO desde dezembro/2011; Diretor Presidente da Associação Comunitária Despertar desde abril/2020; Membro do Conselho de Administração da Todavia Livros desde março/2018; Membro do Conselho de Administração da Tempo Livre PTE Ltd (“Cariuma”) desde dezembro/2017 e Membro do Conselho de Administração da Livraria Dois Pontos Comércio Eletrônico S.A. desde março/2021.
Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EASP/FGV – Fundação Getúlio Vargas – agosto/1994 a junho/1998. Mestre em Economia e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2001. Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2002.
Alfredo Setubal é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e Membro do Conselho de Administração desde 2008 (conselheiro executivo).
É Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021 e Membro desde abril de 2015; Membro do Conselho de Administração no Itaú Unibanco desde 2007, da Alpargatas desde 2017, da Copa Energia desde 2020.
É Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de 2000 a 2003. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos de 2003 a 2008. No Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) foi Membro de 1999 a 2017.
É Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC). Atua como Presidente do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015, é Membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009, do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com curso de especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
O Comitê de Partes Relacionadas foi criado com o objetivo de avaliar e deliberar previamente sobre a viabilidade de Transações com Partes Relacionadas conforme critérios indicados na Política para Transações com Partes Relacionadas da Companhia.
Regimento Interno do Comitê de Partes Relacionadas
Edson é Membro do Conselho de Administração da Itaúsa S.A. (conselheiro não executivo) desde maio/2021, tendo sido Membro Suplente de maio/2019 a maio/2021, Coordenador do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria desde agosto/2022, Membro dos Comitês de Governança e Pessoas e de Sustentabilidade e Riscos desde maio/2021.
Na Fundação Antônio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência atua como Membro do Conselho de Administração desde maio/2018, Diretor Executivo desde julho/2012, Coordenador do Comitê de Ética desde maio/2020 e Membro desde dezembro/2016, Coordenador do Comitê de Governança em Proteção de Dados desde novembro/2020, Coordenador do Comitê de Finança e Investimentos desde fevereiro/2019 e foi Membro do Conselho Consultivo de dezembro/2004 a agosto/2012.
Foi Vice-Presidente de Saúde e Benefícios da AMBEV S.A., de julho/2019 a março/2020, Diretor de Benefícios de janeiro/2015 a junho/2019, Diretor de Relações Corporativas de junho/2011 a dezembro/2014 e Gerente de Planejamento Estratégico de maio/2000 a dezembro/2003, Vice-Presidente Global Finance and Excise Tax da Anheuser-Busch InBev, de 2009 a 2011 e Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Privada da AmBev – IAPP, de janeiro/2004 a julho/2007.
Graduado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1985 e 1986, respectivamente, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FIA/USP), em 1998.
Patrícia de Moraes é Membro do Conselho de Administração (conselheira independente) da Itaúsa S.A., Coordenadora do Comitê de Governança e Pessoas e Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios desde maio/2021, do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 e do Comitê de Auditoria de agosto/2022 a maio/23.
É Sócia Fundadora, Gestora e Membro do Comitê de Investimentos da Unbox Capital, empresa de investimento que apoia o crescimento das empresas fazendo parcerias com empreendedores e gestores. Tem mais de 20 anos de experiência em Investment Banking tendo trabalhado no time de Mergers & Acquisitions do J.P. Morgan em Nova York e em São Paulo. Foi Head do Investment Banking e do Corparate Banking do J.P. Morgan no Brasil sendo responsável por todos os relacionamentos e transações com empresas brasileiras e multinacionais. Durante sua carreira, assessorou empresas em transações estratégicas de fusões, aquisições e desinvestimentos, e em capitalizações através de levantamento de dívida e abertura de capital (IPO).
É Diretora do “Grupo Mulheres do Brasil” e foi nomeada duas vezes para “Mulheres de Valor” do jornal Valor. Faz parte do Conselho do Programa para Estudos de Finanças da Columbia Business School e do Conselho da Columbia University no Brasil.
Formada em Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e possui MBA da Columbia Business School (classe de 1995).
Vicente é Membro do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2021, Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021.
Membro do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021. Membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Gente e ESG da CCR S.A. desde setembro/2022 e Membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações desde abril/2022. Foi membro titular do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. de maio/2021 a dezembro/2022.
Na McKinsey & Company, Inc. é Sócio Sênior Emérito desde fevereiro/2022, tendo sido Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021. Foi membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022, Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022, Sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado, Gerente de Projetos e Associado de 1997 a 2002.
É membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal desde fevereiro/2023; Membro do Conselho Consultivo da Generation Brasil desde 2020; Conselheiro do MASP – Museu de Arte de São Paulo desde 2015; e Conselheiro Consultivo do Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil desde 2016.
Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso Offshore na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) de 1985 a 1997 e foi Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil Portugal entre 2015 e 2022.
Graduado em Engenharia Civil em 1985 pela Universidade Federal de Minas Gerais; Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A.; e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania.
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
O Comitê de Auditoria foi criado com o objetivo de fortalecer a governança da Itaúsa e tratar de assuntos específicos relacionados ao tema no âmbito do Conselho de Administração.
Regimento Interno do Comitê de Auditoria
Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração (conselheiro independente) da Itaúsa S.A. desde maio/2024 e membro desde maio/2023; Membro Nato do Comitê de Governança e Pessoas e do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2024; Coordenador do Comitê de Auditoria desde maio/2023; Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Partes Relacionadas, desde maio/2023, que em maio/2024 passou a ser Membro Nato.
É Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro/2018, Conselheiro Independente da Embraer desde abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente, e Conselheiro Independente da China Three Gorges Brasil desde janeiro/2021. Foi Membro Independente do Conselho de Administração da Dexco S.A. de maio/2015 a abril/2023 e membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020.
De janeiro/2014 a abril/2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A.; de dezembro/2009 a dezembro/2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A.; de janeiro/2010 a dezembro/2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo. Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e Presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973.
Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com seminários pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard, em Boston/EUA.
Marco é Membro do Comitê de Auditoria da Itaúsa S.A., desde maio/2023. Mais de 38 anos de experiência em finanças de Instituição Financeira.
É Membro do Conselho de Administração do Banco BMG, desde novembro/21, sendo Vice-Presidente de Riscos e Finanças de janeiro/2020 a março/2022 e CEO de setembro/2017 a dezembro/2019. Diretor de Contabilidade do Itaú Unibanco Holding S.A. de julho/1999 a maio/2012, Superintendente de Informações Gerenciais do Banco Itaú S.A. de maio/1997 a junho/1999, sendo Gerente de Custos e Orçamentos de janeiro/1992 a abril/1997, Supervisor de fevereiro/1989 a março/1992, Analista de maio/1984 a janeiro/1989. Engenheiro Metalúrgico da Phoenix do Brasil Ltda. de janeiro/1983 a maio/1984. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui especialização em Finanças e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
Isabel é Membro Especialista do Comitê de Auditoria da Itaúsa S.A., desde maio/2023. Membro do Conselho Fiscal da Dexco S.A., de abril/2022 a abril/2023. Membro Estatutário do Comitê de Auditoria do Banco Original, desde setembro/2019. Professora e Consultora da FIPECAFI, desde maio/2017, e da FBM Educação. Diretora da BIP Brasil ±Financial Services, desde julho/2016. Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP – Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP – Executive MBA em Mananging in The Global Economy pela Business School São Paulo e a Universidade de Toronto – Pós-Graduação em Administração Financeira e Contábil e Graduação em Economia pela FAAP.
A Diretoria pode ser composta de 3 a 10 membros, sendo esse número fixado e os membros eleitos pelo Conselho de Administração no prazo de 10 dias úteis contados da data da Assembleia Geral que eleger esse Conselho.
É permitido que membros do Conselho de Administração, até o máximo de um terço, possam integrar a Diretoria, todavia, em linha com as boas práticas de governança corporativa, os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente (ou principal executivo da companhia) não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. O Estatuto Social ainda dispõe que não poderão ser eleitos diretores com mais de 70 anos.
Alfredo Setubal é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa S.A. desde 2015 e Membro do Conselho de Administração desde 2008 (conselheiro executivo).
É Presidente do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 2021 e Membro desde abril de 2015; Membro do Conselho de Administração no Itaú Unibanco desde 2007, da Alpargatas desde 2017, da Copa Energia desde 2020.
É Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) desde 2010, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de 2000 a 2003. Atuou como Presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos de 2003 a 2008. No Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) foi Membro de 1999 a 2017.
É Presidente do Conselho Curador da Fundação Itaú para Educação e Cultura (FIEC). Atua como Presidente do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde 2015, é Membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009, do Conselho de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC).
Bacharel e pós-graduado em Administração de Empresas ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, Brasil, com curso de especialização no INSEAD, Fontainebleau, França.
Alfredo Egydio Villela é Diretor Vice-Presidente Executivo da Itaúsa S.A. desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de fevereiro/2018 a abril/2022. Foi membro do Conselho de Administração de agosto/1995 a abril/2017, tendo sido Presidente de maio/2015 a abril/2017 e Vice-Presidente de maio/2011 a maio/2015. Foi Diretor Presidente de setembro/2009 a maio/2015; Presidente do Comitê de Divulgação e Negociação de abril/2005 a maio/2015; Presidente do Comitê de Políticas de Investimento e Membro do Comitê de Políticas Contábeis de agosto/2008 a abril/2011.
É Membro do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde 1996, sendo Vice-Presidente desde agosto/2008, Presidente do Comitê de TI e Inovação Digital desde maio/2017 e Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde novembro/2009.
No Itaú Unibanco Holding S.A. foi Vice-Presidente do Conselho de Administração de março/2003 a abril/2017; Membro dos Comitês de Divulgação e Negociação de maio/2005 a julho/2015, de Nomeação e Governança Corporativa de junho/2009 a abril/2017, de Remuneração de fevereiro/2011 a maio/2017 e de Políticas Contábeis de maio/2008 a abril/2009.
Diretor do Instituto Alana desde fevereiro/1998, da Alpe Intermediações de Negócios S.A desde agosto/2017 e da Yandeh S/A desde dezembro/2016.
Atuou como Membro do Conselho de Administração da Itautec S.A. – Grupo Itautec de abril/1997 a abril/2017, tendo sido Vice-Presidente de janeiro/2010 a abril/2017; Presidente de abril/2009 a janeiro/2010 e Vice-Presidente de abril/1997 a abril/2009. Na Elekeiroz S.A. foi Membro do Conselho de Administração de abril/2004 a abril/2010, tendo sido Presidente de abril/2009 a novembro/2009; Vice-Presidente de abril/2004 a abril/2009 e de novembro/2009 a abril/2010.
Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia, em 1992 e Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.
Ricardo é Membro Suplente do Conselho de Administração (conselheiro executivo) da Itaúsa S.A. desde abril/2009, Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2021 a abril/2022, Membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e de Auditoria desde agosto/2022 a maio/2023, Cocoordenador Interino do Comitê de Sustentabilidade e Riscos de agosto/2022 a maio/2023 e Membro desde maio/2021, Membro da Comissão de Auditoria e Riscos desde abril/2017, das Comissões de Mercado de Capitais desde maio/2009, de Finanças, de Investimentos, de Pessoas e Ética e de Auditoria e Riscos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020, e de Sustentabilidade desde junho/2019, tendo sido Membro do Comitê de Políticas de Investimento de agosto/2008 a maio/2010.
É Membro do Conselho de Administração da Dexco S.A. desde abril/2008, tendo sido Vice-Presidente de abril/2009 a abril/2017, Membro do Comitê de Sustentabilidade desde abril/2018, do Comitê de Divulgação e Negociação desde maio/2020, tendo sido Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação de novembro/2009 a maio/2020 e do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022. Diretor da Itautec S.A. ±Grupo Itautec, desde abril/2023, tendo sido Presidente do Conselho de Administração de fevereiro/2010 a agosto/2019, Conselheiro Suplente de abril/2009 a janeiro/2010 e Efetivo de abril/1999 a abril/2008. Foi membro do Comitê de Divulgação de setembro/2010 a agosto/2019, Diretor Vice-Presidente Executivo de abril/1999 a janeiro/2010; Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, do Comitê de Estratégia e do Comitê de Pessoas e Governança de setembro/2010 a janeiro/2015.
Foi Membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, de março/2014 a março/2019, tendo sido Vice-Presidente de março/2016 a março/2018 e Presidente de março/2018 a março/2019.
É advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988, administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1984 e especializado (PMD 69) pela Harvard University em 1995
Rodolfo Villela Marino é Membro do Conselho de Administração (Conselheiro Executivo) da Itaúsa S.A. desde maio/2011, tendo sido Suplente de abril/2009 a maio/2011, é Diretor Vice-Presidente Executivo desde maio/2022, tendo sido Diretor Vice-Presidente de maio/2015 a abril/2022. Também é Membro dos Comitês de Estratégia e Novos Negócios e de Governança e Pessoas desde maio/21; Cocoordenador interino do Comitê de Sustentabilidade desde agosto/2022 e Membro desde maio/21; Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética desde abril/17; Membro da Comissão de Finanças desde abril/17, sendo Coordenador desde maio/21; Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/17, de Mercado de Capitais desde maio/09, de Sustentabilidade desde junho/19, e de Governança Corporativa desde julho/20.
Na Dexco S.A., é Membro do Conselho de Administração desde agosto/2009 (como suplente a partir de julho/2024), Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde maio/2020, Membro do Comitê de Finanças desde dezembro/2021, Presidente do Comitê de Sustentabilidade desde maio/2019 e Membro desde novembro/2009 e foi Membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos de novembro/2009 a março/2022.
Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. desde setembro/2017, Membro dos Comitês de Estratégia e de Gente desde outubro/2017 e do Comitê de Auditoria Estatutário desde abril/2018.
Membro Suplente do Conselho de Administração da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A. desde maio/2021, tendo sido membro efetivo de dezembro/2020 a abril/2021; Membro do Conselho de Administração da Aegea Saneamento e Participações S.A. desde julho/2021; e Diretor Gerente da Rudric Ith Participações Ltda. desde abril/2005.
Atua também como Presidente do Instituto Itaúsa desde junho/2023; Membro do Conselho Curador da Fundação Itaú desde maio/2019; Membro do Conselho de Administração do Instituto Unibanco desde abril/2014; Membro do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança desde setembro/2019; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Cultura Artística desde junho/2020; Membro do Conselho de Administração do IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial desde agosto/2015; Membro do Conselho de Governança do Todos pela Educação desde abril/2019; Membro do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh desde agosto/2017; Membro do Conselho Consultivo do IBÁ – Instituto Brasileiro de Árvores desde dezembro/2017; Membro da Young Presidents Organization – YPO/WPO desde dezembro/2011; Diretor Presidente da Associação Comunitária Despertar desde abril/2020; Membro do Conselho de Administração da Todavia Livros desde março/2018; Membro do Conselho de Administração da Tempo Livre PTE Ltd (“Cariuma”) desde dezembro/2017 e Membro do Conselho de Administração da Livraria Dois Pontos Comércio Eletrônico S.A. desde março/2021.
Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EASP/FGV – Fundação Getúlio Vargas – agosto/1994 a junho/1998. Mestre em Economia e Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2001. Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) – setembro/2002.
Frederico Pascowitch é Diretor Gerente da Itaúsa S.A., desde setembro/2019, Membro das Comissões de Auditoria e Riscos, e de Investimentos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020 e de Sustentabilidade desde maio/2023; e Consultor de Investimentos de fevereiro/2016 a abril/2017. É Membro Suplente do Conselho de Administração da Nova Transportadora do Sudeste S.A. – NTS desde abril/2017. Na Alpargatas S.A. é Membro do Comitê de Finanças desde setembro/2017. Foi Diretor Gerente da Itaúsa Empreendimentos S.A. de maio/2017 a agosto/2019. Membro do Conselho Consultivo da Wise Plásticos S.A. desde agosto/2019; Gávea Investimentos: Sócio de 2008 a 2015; Energisa: membro do conselho de administração; Cell Site Solutuions: Membro do conselho de administração; Acompanhamento de diversos ativos do portfólio como: Unidas, Azul Linhas Aéreas, Paschoalotto, Time for Fun, Arcos Dorados, entre outras.
Formação Acadêmica: Graduação em Administração de Empresas em 2005 pela Insper.
Maria Fernanda é Diretora Gerente da Itaúsa S.A., desde setembro/2019, Membro das Comissões de Mercado de Capitais, e de Auditoria e Riscos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020, de Investimentos desde maio/2021 e de Sustentabilidade desde maio/2023. Foi Diretora Gerente da Itaúsa Empreendimentos S.A. de setembro/2016 a agosto/2019, tendo sido de agosto/2013 a agosto/2016, advogada consultora para assessoria à área de novos negócios e em todas as demais questões jurídicas envolvendo a companhia ou questões jurídicas de suas controladas da área industrial que tivessem relevância para a companhia, função que continuou desempenhando na companhia, juntamente com questões relacionadas a compliance e riscos corporativos. No Itaú Unibanco S.A. foi Advogada de outubro/2000 a julho/2013, atuou na assessoria jurídica em direito contratual e societário, especialmente em contratos e questões societárias relacionados a fusões e aquisições, parcerias estratégicas, restruturações societárias, entre outras. É Diretora da Itautec S.A. – Grupo Itautec desde setembro/2016.
Formação Acadêmica: Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1996, com Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1999-2000), LL.M. (Master of Laws) pela Columbia University School of Law (New York, NY) em 2004 e MBA pela Columbia University Business School (New York, NY) (2008-2009).
Priscila Grecco é Diretora Gerente da Itaúsa S.A., desde setembro/2019, Membro das Comissões de Mercado de Capitais desde agosto/2017, de Auditoria e Riscos, de Finanças, de Investimentos desde abril/2017, de Governança Corporativa desde julho/2020 e de Sustentabilidade desde maio/2023. É Diretora da Itautec S.A. – Grupo Itautec desde abril/2017, tendo sido Diretora de Relações com Investidores de abril/2017 a agosto/2019, e Membro do Comitê de Divulgação de abril/2017 a agosto/2019. Foi Diretora de Novos Negócios da Itaúsa Empreendimentos S.A. de junho/2013 a maio/2017 e Diretora de Administração e Finanças de junho/2017 a agosto/2019. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Finanças, Auditoria e Fusões & Aquisições atuando em empresas de grande porte, tais como, Banco Citibank S.A., KPMG Auditores Independentes e Itaú Unibanco Holding Financeira S.A. Atuou na área de M&A Proprietário no Itaú Unibanco Holding Financeira S.A. de dezembro/2003 a maio/2013, tendo exercido como último cargo o de Superintendente de Fusões e Aquisições.
Formação acadêmica: Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-SP, com MBA em Gestão Financeira e Riscos pela FIPECAFI/USP, pós-graduação em Business Economics pela FGV, especialização para executivos em Harvard Business School (Program for Leadership Levelopment) e detentora do Executive Certificate in Management and Leadership pelo MIT Sloan School of Management.
A Diretoria da Itaúsa conta com a assessoria de 7 Comissões não estatutárias, compostas por administradores da Companhia, membros externos e especialistas. Os membros integrantes exercem mandatos de 1 ano, podendo ser renovados, e permanecem nos cargos até a primeira reunião do Conselho de Administração que eleger a Diretoria.
A Comissão de Mercado de Capitais é composta pelo Diretor de Relações com Investidores além de outras 2 a 10 pessoas indicadas pelo Conselho de Administração, podendo ser membros do próprio Conselho, da Diretoria ou ainda profissionais de suas controladas.
O órgão tem a função primordial de administrar nossas políticas de Divulgação e Negociação, cabendo também a ele assessorar o Diretor de Relações com Investidores, avaliar permanentemente os procedimentos a serem observados na divulgação de ato ou fato relevante e na manutenção do sigilo de tais informações, divulgar e disseminar as políticas, dentre outras atribuições.
Criada em 2020, tem como função primordial acompanhar tendências e benchmarks de mercado, incluindo melhores práticas reconhecidas internacionalmente, e novas regulamentações relacionadas à governança corporativa. Sua criação reforça a gestão de integridade e compliance da Companhia, em um processo contínuo de revisão e atualização da Política de Governança Corporativa interna.
A Comissão de Governança Corporativa participa das discussões internas sobre temas como diversidade, equidade e responsabilidade social, além de fornecer subsídios para a disseminação de altos padrões e boas práticas de governança entre as empresas do portfólio.
Examina e recomenda ao Conselho de Administração as demonstrações contábeis, propõe a destinação do lucro anual e a distribuição de remuneração aos acionistas, define a manutenção de adequado nível de liquidez, aprova os orçamentos anuais, analisa opções de captação de recursos financeiros, acompanha o nível de endividamento das investidas, propõe as recompras de ações e alocação para investimento.
Criada em 2019, tem por objetivo direcionar a atuação das companhias nas quais a Itaúsa investe por meio da definição das principais diretrizes relacionadas à gestão socioambiental e da identificação de oportunidades de aumentar o impacto social de ações.
Sua influência se dá por meio da participação em órgãos de governança, conselhos e comitês, nas empresas investidas.
Define as principais diretrizes para prospecção de novas oportunidades de investimento, avalia o posicionamento da Itaúsa ante as oportunidades de negócio, analisa e discute os resultados de due diligence, define as condições financeiras, contratuais e de governança para a conclusão da aquisição, e discute questões estratégicas das empresas investidas.
Define as principais diretrizes na gestão e no controle de riscos, em linha com o apetite a riscos estabelecido pelo Conselho de Administração, aprova a metodologia do processo de gerenciamento de riscos e, com base no resultado dos trabalhos desenvolvidos pela área de Compliance e Riscos Corporativos e pela auditoria interna terceirizada, analisa os pontos levantados e os planos de ação a serem adotados para mitigação dos riscos identificados, estabelece diretrizes e acompanha a área de Compliance e Riscos Corporativos na gestão de compliance e riscos da Companhia.
Define as principais diretrizes referentes às políticas de pessoas, avalia o conteúdo do Código de Conduta Itaúsa, deliberando sobre o seu aprimoramento, e analisa os indicadores do Canal de Denúncias, os trabalhos executados e as ocorrências relevantes de desvios de conduta.