Índice Remissivo GRI





Indicadores de Perfil  
1. Estratégia e Análise Págs. RAS
1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia. 02 e 03
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. 10 e 11
2. Perfil Organizacional Págs. RAS
2.1 Nome da Organização. 01
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços. 01
2.3 Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures. 01
2.4 Localização da sede da organização. 01
2.5 Número de países em que a organização opera e nome dos países em que suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório. Home
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade. 01
2.7 Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários). 01
2.8 Porte da Organização. 01
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária. Não houve mudanças significativas no período coberto por este relatório.
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório. 13
3. Parâmetros para o Relatório Págs. RAS
3.1 Período coberto pelo relatório (como ano contábil/civil) para as informações apresentadas. Home
3.2 Data do relatório anterior mais recente (se houver). Home
3.3 Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.). Home
3.4 Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou seu conteúdo. Home e 26
3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade; b) priorização de temas dentro do relatório; c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Home
3.6 Limite do relatório (como países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures, fornecedores). Home
3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório. Não há declarações sobre quaisquer limitações quanto ao escopo ou limite do relatório.
3.8 Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou entre organizações. Home
3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos, incluindo hipóteses e técnicas, que sustentam as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e outras informações do relatório. Home
3.10 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (como fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, na natureza do negócio, em métodos de medição). Home
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório. Home
3.12 Tabela que identifica a localização das informações no relatório. 25
3.13 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório. Home
4. Governança, Compromissos e Engajamento Págs. RAS
4.1 Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, tais como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. 07 e 08
4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo (e, se for o caso, suas funções dentro da administração da organização e as razões para tal composição). 07
4.3 Para organizações com uma estrutura de administração unitária, declaração do número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. 07
4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou dêem orientações ao mais alto órgão de governança. 10
4.5 Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, diretoria executiva e demais executivos (incluindo acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenho social e ambiental). 07 (parcialmente atendido)
4.6 Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. 07
4.7 Processo para determinação das qualificações e conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança para definir a estratégia da organização para questões relacionadas a temas econômicos, ambientais e sociais. 07 (parcialmente
atendido) e 25
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação. 05 e 06
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e gestão por parte da organização do desempenho econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. 07 (parcialmente
atendido)
4.10 Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito ao desempenho econômico, ambiental e social. 07 (parcialmente
atendido)
4.11 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. 11 e 12
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa. 10,19, 20, 21, 22, 23 e 24
4.13 Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: a) possui assento em grupos responsáveis pela governança corporativa; b) integra projetos e comitês; c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada; d) considera estratégica sua atuação como associada. 19, 20, 21, 22, 23 e 24
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização. 19, 20, 21, 22, 23 e 24
4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar. 19, 20, 21, 22, 23 e 24
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders, incluindo a frequência do engajamento por tipo e grupo de stakeholders. 19, 20, 21, 22, 23 e 24
4.17 Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders e que medidas a organização tem adotado para tratá-los. 19, 20, 21, 22, 23 e 24
Indicadores de Desempenho Econômico
Forma de Gestão:  Contracapa e páginas 10 a 19
Aspecto: Desempenho Econômico Págs. RAS
Essencial EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. 01, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 24
Essencial EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece. Relatório da Administração e Demonstrações Contábeis (Nota 28 - Páginas 112 a 117)
Essencial EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. 14
Indicadores de Desempenho Ambiental  
Forma de Gestão: Contracapa e páginas 10 a 19  
Aspecto: Energia Págs. RAS
Essencial EN3 Consumo de energia direta, discriminado por fonte de energia primária. 23
Essencial EN4 Consumo de energia indireta, discriminado por fonte primária. 23
Aspecto: Água Págs. RAS
Essencial EN8 Total de retirada de água, por fonte. 23
Aspecto: Emissões, Efluentes e Resíduos Págs. RAS
Essencial EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. 23
Aspecto: Conformidade Págs. RAS
Essencial EN28 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. 23
Aspecto: Geral Págs. RAS
Adicional EN30 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo. 23
Indicadores de Desempenho Referentes a Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente  
Forma de Gestão: Contracapa e páginas 10 a 19  
Aspecto: Emprego Págs. RAS
Essencial LA1 Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região. 20
Essencial LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região.  20
Adicional LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações. 20
Aspecto: Relações Entre os Trabalhadores e a Governança Págs. RAS
Essencial LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.  20
Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades Págs. RAS
Essencial LA14 Proporção de salário base entre homens e mulheres, por categoria funcional. 20
Indicadores de Desempenho Referentes a Direitos Humanos  
Forma de Gestão: Contracapa e páginas 10 a 19  
Aspecto: Práticas de Investimento e de Processos de Compra Págs. RAS
Essencial HR1 Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. 20
Aspecto: Não discriminação Págs. RAS
Essencial HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas. 19
Aspecto: Liberdade de Associação e Negociação Coletiva Págs. RAS
Essencial HR5 Operações identificadas em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar correndo risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito. 20
Aspecto: Trabalho Infantil Págs. RAS
Essencial HR6 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil. 19
Aspecto: Trabalho Forçado Ou Análogo Ao Escravo Págs. RAS
Essencial HR7 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo. 19
Aspecto: Direitos Indígenas Págs. RAS
Adicional HR9 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas. 19
Indicadores de Desempenho Social Referente à Sociedade  
Forma de Gestão: Contracapa e páginas 10 a 19  
Aspecto: Corrupção Págs. RAS
Essencial SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção. 19
Aspecto: Políticas Públicas Págs. RAS
Adicional SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país. 19
Aspecto: Concorrência Desleal Págs. RAS
Adicional SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados. 19
Aspecto: Conformidade Págs. RAS
Essencial SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos. 19
Indicadores de Desempenho Referentes à Responsabilidade pelo Produto  
Forma de Gestão: Contracapa e páginas 10 a 19  
Aspecto: Saúde e Segurança do Cliente Págs. RAS
Adicional PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. 21
Aspecto: Rotulagem de Produtos e Serviços Págs. RAS
Adicional PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. 21
Aspecto: Comunicações de Marketing   Págs. RAS
Essencial PR6 Programas de adesão às leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. 19
Adicional PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado.  19
Aspecto: Conformidade Págs. RAS
Adicional PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes. 21
Aspecto: Compliance Págs. RAS
Essencial PR9 Valor monetário de multas (significativas) por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços. 21


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