Fornecedores

A Itautec adota critérios rigorosos de seleção, analisando desde a qualidade dos insumos e as condições financeiras até o cumprimento de exigências tributárias e ambientais dos seus fornecedores. Os contratos firmados com a empresa pautam o compromisso dos fornecedores pela não utilização do trabalho infantil ou análogo à escravidão, prática que, se desrespeitada, pode resultar na exclusão do quadro de fornecedores da Itautec.

Na Duratex, em função do crescimento, diversificação e complexidade da empresa, na gestão dos seus fornecedores, sistemas logísticos e planejamento operacional para ambas as Divisões Madeira e Deca nas suas 13 fábricas, conta desde 2009 com uma Diretoria de Supply Chain. A Duratex possui uma Política de Fornecimento onde a empresa estabelece os critérios necessários para homologação e qualificação de fornecedores e prestadores de serviço que, além de atenderem às especificações técnicas detalhadas, devem apresentar boas práticas de sustentabilidade.

Em relação aos terceiros, a Duratex é extremamente criteriosa na qualificação do fornecedor, no conjunto de documentos exigidos. Há um sistema unificado para todas as unidades onde deve ser feito o controle dos aspectos documentais dos terceiros. Deve haver comprovação sistemática de cumprimento das obrigações trabalhistas por parte das contratadas para que a empresa libere os valores estabelecidos em contrato.

Quando há terceiros que interferem diretamente no processo produtivo, eles são submetidos aos mesmos treinamentos que o pessoal próprio da empresa. Também são observadas as questões contratuais que obrigam os terceiros a fornecerem os equipamentos de proteção individual. As empresas terceirizadas que trabalham para a Duratex são submetidas às mesmas regras de ética e segurança que são aplicadas ao quadro de pessoal próprio da empresa.

Para o Itaú Unibanco a incorporação da estratégia de gestão no engajamento dos stakeholders é gerenciada por meio da metodologia internacional Accountability 1000 (AA1000). Esse padrão é adotado pelo segmento financeiro da Itaúsa desde 2006. Esta norma procura assegurar a qualidade da contabilidade, da auditoria e do relato social e ético, composta por princípios e um conjunto de padrões de processo. O objetivo é apoiar a aprendizagem organizacional e o desempenho geral – econômico, socioambiental e ético – e, portanto, a contribuição da organização para o desenvolvimento sustentável.

Todos os contratos no Itaú Unibanco Holding S.A. têm cláusulas que determinam a exigência e o monitoramento do cumprimento das legislações trabalhista e ambiental e das obrigações fiscais, bem como o respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Também é valorizada a regionalização das contratações em incentivo ao fornecedor local, sediado no mesmo estado da unidade contratante do banco. Isso se dá nos casos em que a eficiência pode ser agregada à operação comercial. A gestão dos fornecedores é realizada de maneira centralizada, de modo a garantir o bom andamento dos processos de contratação e a transparência nas diversas transações efetuadas.

Antes de uma empresa se tornar fornecedora de insumos e serviços, é preciso que se cadastre no site www.itau.com.br/fornecedores. Nessa etapa, realiza-se um detalhado processo de avaliação financeira, administrativa e técnica. Depois de efetuado o cadastro, as empresas passam pelo processo de homologação e vistoria de documentos, além da avaliação dos aspectos críticos da empresa no que diz respeito às questões socioambientais.

Em 2010 a Elekeiroz foi premiada como fornecedor referência pelo cliente Grupo Artecola, juntamente com outros nove fornecedores em um universo de aproximadamente 300. O prêmio foi referente ao fornecimento de plastificante para as unidades do cliente localizadas em Campo Bom e Diadema, ambas no estado de São Paulo. O Grupo Artecola tem suas atividades ligadas ao setor da construção civil com a Poloplast e ao segmentos calçadista e automobilístico. Está presente em toda América Latina, com fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru e México.

Na Elekeiroz, a cadeia de fornecedores está em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Programa de Atuação Responsável da ABIQUIM. Esses protocolos envolvem as questões de segurança, transporte e meio ambiente em itens que estão associados a toda cadeia petroquímica.

topo