Ativos Intangíveis


O valor de uma empresa também pode ser percebido pela força e reputação da sua marca, bem como por sua capacidade de reter e desenvolver conhecimento.

Na área financeira, as marcas mais relevantes do Itaú Unibanco Holding S.A. são Itaú, Itaú Personnalité, Itaú BBA, Itaucard, Hipercard e Garantec. Em 2010, pela sétima vez consecutiva, a marca Itaú Unibanco foi considerada a mais valiosa do Brasil, segundo a consultoria global Interbrand, pioneira no desenvolvimento do método de avaliação de marcas. A marca Itaú Unibanco foi avaliada em R$ 20,6 bilhões, quase o dobro dos R$ 10,5 bilhões aferidos em 2008, data do último ranking. Dentre os fatores que mais contribuíram para essa valorização, destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a capacidade de atuar em mercados altamente competitivos e a forte atuação nas questões ligadas à sustentabilidade. A valorização da marca se insere no processo de gestão permanente da reputação construída ao longo de sua história.

A Duratex, uma empresa líder em seu segmento com seis décadas de existência, detém marcas líderes de mercado, como Deca, Hydra, Durafloor, além da própria marca Duratex, marcas que são referências nos seus setores de atuação.

Aliada a sua história e presença no mercado, os produtos oferecidos pela Duratex atraem clientes convencidos de sua qualidade funcional, atrelado ao design e à postura ética e legalista, além de ações efetivas voltadas às questões da responsabilidade ambiental. A Duratex destaca-se ainda por manter as certificações ISO14001 e FSC1, pela participação, como membro fundador do Green Building Council e por ser signatário do Pacto Global da ONU.

A Elekeiroz, empresa de mais de um século de existência, detém inequívoco reconhecimento de seus diversos públicos como sendo um fornecedor confiável de produtos químicos e petroquímicos de alta qualidade certificados pela ISO 9001. Esses produtos são direcionados a inúmeros segmentos da indústria de transformação como, por exemplo, construção civil, calçados e vestuário, automotivo, comunicação visual e publicidade, aditivos alimentares e agricultura.

As atividades industriais da Elekeiroz estão concentradas em dois sites estrategicamente voltados para facilitar a produção, o escoamento e a comercialização da produção. A utilização de recursos naturais renováveis nos processos produtivos faz com que a empresa disponha de diversos programas orientados para redução do consumo de água, energia e geração de efluentes. Essas ações estão acompanhadas de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis alinhadas à estratégia de crescimento com maximização de valor.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado de tecnologia, a Itautec é especializada no desenvolvimento de soluções de computação, automação bancária e comercial e serviços tecnológicos. A Itautec possui 33 filiais de serviços e dez laboratórios de suporte, que atendem a mais de 3,7 mil cidades brasileiras.





A empresa atua de forma consistente no exterior, com clientes nas Américas, Europa e África. A Itautec é a primeira empresa do setor de eletroeletrônicos totalmente preparada para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e é pioneira na reciclagem de resíduos eletrônicos, programa que promove desde o ano de 2003.

Os produtos de computação da Itautec são registrados na Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT) – ferramenta de avaliação ambiental para produtos eletrônicos que foi criada pela Agência de Proteção Ambiental Americana e pela ONG Greener Electronic Council.

1 O FSC (Forest Stewardship Council) desenvolve e promove normas internacionais para certificação dos empreendimentos florestais de acordo com os princípios e critérios de manejo sustentável.



topo