Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

Diversas ações para fortalecer a governança corporativa do Conglomerado, alinhadas aos valores de sustentabilidade, foram implementadas em 2010.

Em 2010, avançamos em direção ao projeto de futuro que está em curso no Conglomerado Itaúsa por meio de suas empresas. Este foi, sem dúvida, um ano importante na consolidação de nossas metas e os resultados obtidos por nossas empresas comprovam esse fato.

Em um processo iniciado há quatro anos, o fortalecimento da nossa Governança requer avanços, seguros e responsáveis, que nos garantam a manutenção da robustez e da dimensão empresarial que já possuímos. Empenhamos esforços para que o Conglomerado efetivamente permaneça sustentável e duradouro. Essa tomada de posição nos permitiu ampliar, ainda mais, os investimentos e a participação destacada nos mercados cada vez mais globalizados.

Uma das chaves desse processo é a forte integração de nossas empresas. Temos promovido a busca e o reconhecimento das melhores práticas entre elas e replicando-as ao conjunto da gestão. O alinhamento aos valores e a visão do Conglomerado é fundamental e tem sido exercitado ao longo dos últimos anos com afinco e aplicação.

A participação de profissionais independentes nos conselhos das empresas e na coordenação dos comitês temáticos promoveu o alinhamento ao mercado de capitais e manteve a autonomia gerencial de cada uma das empresas.

Os resultados se refletem em cada uma das empresas do Conglomerado Itaúsa. Como uma das entidades bancárias mais fortes do mundo, o Itaú Unibanco hoje representa uma das marcas de maior prestígio no sistema financeiro internacional. O sucesso da integração com o Unibanco, mostrou que nossa capacidade de realizar é alta e persegue resultados expressivos.

A Itautec passou por um processo de reestruturação mais amplo, que incluiu uma nova gestão e a implantação de novos conceitos. Em 2010, os avanços na automação bancária ultrapassam as fronteiras do país e a empresa possui atualmente a 10a maior base instalada do mundo. Na indústria de computadores, a Itautec segue moderna e alinhada aos conceitos da produção e gestão sustentável de todo o seu portfólio comercial.

No setor de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários, a Duratex segue como líder, apoiada em fortes conceitos de sustentabilidade orientados por todas as empresas industriais. A qualidade de seus produtos é associada ao design moderno e atendem a todas as classes sociais.

No setor petroquímico, a Elekeiroz, uma empresa centenária e pioneira no Brasil, recebeu investimentos em sua governança. Os avanços na maximização de valor com sustentabilidade estão nos objetivos da gestão da empresa e são os norteadores do planejamento estratégico atualizado neste ano. Hoje, ela se destaca por ser a única na produção integrada de alguns produtos químicos mais importantes para a indústria nacional sendo líder nos mercados em que atua.

Como parte essencial ao movimento de gestão estratégica desenvolvido a partir da Itaúsa, está um contingente considerável de pessoas. Uma força de trabalho que soma mais de 123 mil empregos diretos e que a cada dia constrói a força do nosso Conglomerado. A todos eles o nosso agradecimento pela renovação dos compromissos de confiança no crescimento econômico do país e de nossas empresas.

A partir de uma gestão responsável e organizada para a perenidade de nossos negócios, olhando em direção ao futuro, estamos abrindo caminho para um crescimento seguro e saudável.




topo