a a a

A Itaúsa – Investimentos Itaú S.A é uma holding pura de capital aberto, que tem por objetivo apoiar as empresas na qual possui participação, por meio de estudos, análises e sugestões sobre a política operacional e os projetos de expansão, mobilizando recursos para o atendimento das respectivas necessidades empresariais, objetivando o fortalecimento da posição no mercado de capitais e atividades correlatas.

As principais empresas controladas também são companhias de capital aberto que detêm uma ampla participação em negócios no Brasil e no mundo. Estas empresas, atuantes nos setores da indústria e no mercado financeiro, bem como a Itaúsa possuem sede administrativa no Estado de São Paulo. A Duratex S.A., Elekeiroz S.A., Itaú Unibanco Holding S.A. e Itautec S.A. representam ativos consolidados no valor de R$ 616 bilhões e geram mais de 117 mil empregos diretos.


Com 45 anos de existência, a Itaúsa é, segundo a revista norte-americana Fortune, a 149ª maior empresa do mundo, numa relação que classifica as 500 maiores companhias pelos resultados apresentados até março de 2009. A holding foi a empresa brasileira que mais cresceu nesse ranking, tendo subido 124 posições em relação a 2008.

Alternativas para expandir suas operações no mercado financeiro e industrial sempre serão consideradas. Todavia, caso oportunidades surjam, mesmo que a preços atraentes, serão rigorosamente avaliadas levando-se em conta os riscos envolvidos, especialmente em função do negócio, do seu mercado e do país em que se situa.

Na área industrial, a Duratex produz painéis de madeira e, com a marca Deca, louças e metais sanitários. É a maior empresa de painéis de madeira e metais do Hemisfério Sul e líder absoluta no mercado local. Está presente com unidades de produção no nordeste, sul e sudeste do Brasil, e possui escritórios comerciais nos Estados Unidos e Bélgica, além de uma pequena operação industrial de metais sanitários na Argentina.

A Elekeiroz, fabricante de intermediários químicos para outras indústrias, é a única na América Latina a produzir de forma integrada Oxo Álcoois, Anidridos Maleico e Ftálico, Plastificantes e Ácido 2-Etil Hexanóico. No Brasil, em seus 115 anos de existência, tem sido pioneira na produção de vários produtos químicos. Sua atividade industrial é desenvolvida a partir de dois sites estrategicamente localizados: um em Camaçari – BA, no maior pólo Petroquímico do Brasil; e o outro em Várzea Paulista – SP, próximo ao maior mercado consumidor de insumos industriais do País.

A Itautec, empresa 100% nacional e com 30 anos de existência, possui a décima maior base instalada de máquinas de autoatendimento (ATMs) no mundo e a segunda na América Latina, de acordo com o Retail Banking Research1, e a maior rede própria de assistência técnica em informática no Brasil. Atua para atender com soluções tecnológicas os mercados corporativo e doméstico e está presente com subsidiárias na América do Norte, América Latina e na Europa.

No setor financeiro, a holding controla o Itaú Unibanco Holding S.A., o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul em ativos. Em 31 de dezembro de 2009, segundo a Bloomberg, o valor de mercado da instituição era de US$ 104,4 bilhões, o que a situava na nona colocação do ranking mundial de bancos. Em 2009, o Banco estava presente em 1.100 municípios em todo território nacional. A rede de atendimento é composta por cerca de 4,9 mil agências e postos bancários e mais de 30 mil caixas eletrônicos, instalados nas cinco regiões do País. No exterior, possui agências e escritórios nas Américas, na Europa e na Ásia, com presença em 12 países.

A atuação sustentável da holding e suas empresas foi reconhecida pela presença do grupo no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI). A Itaúsa somou seis classificações nesse índice e, pelo terceiro ano consecutivo, figurou como líder em sustentabilidade no setor de Serviços Financeiros. Das sete empresas brasileiras selecionadas na edição 2009/2010, além da Itaúsa, outras duas empresas do grupo integravam o índice: Itaú Unibanco Holding S.A. e Redecard. O Itaú Unibanco, por sua vez, é o único banco latino-americano a fazer parte do índice desde a sua criação em 1999, portanto, por dez anos consecutivos.

No Brasil, há seis anos, a Itaúsa apóia o projeto Bolsa de Valores Sociais, que reúne as maiores companhias nacionais listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa).