Palavra Descrição
Marcação a Mercado Marcar a mercado, ou precificar os títulos, significa atualizar diariamente o valor dos títulos que compõem uma carteira de investimentos ao preço de negociação. Ou seja, o valor do título deve refletir o que seria obtido caso este fosse vendido naquele dia.
Margem É um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidação ao comprador ou vendedor de um contrato a termo que servirá como garantia para o cumprimento da obrigação futura.
MBI (Emerging Markets Bond Index) Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes. É uma média ponderada dos prêmios pagos pelos títulos de dívida pública externa emitidos por países emergentes em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos. O EMBI Geral é composto por 19 países e, entre eles, o Brasil é o que tem o maior peso, correspondendo atualmente a 22.5% do índice total. É calculado pelo JP Morgan.
Mercado a Termo Operações com prazos de liquidação em geral de 30, 60 ou 90 dias. Limites mínimos para a transação e depósito de valores são utilizados como margem de garantia da operação.
Mercado à Vista A entrega dos títulos vendidos se processa no segundo dia útil depois de realizada a negociação em bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação é feito no terceiro dia útil, mediante a efetiva liquidação física.
Mercado de ações Mercado no qual são negociadas as ações, seja através do mercado primário ou secundário.
Mercado de balcão Mercado no qual são negociadas ações de empresas não registradas em bolsas de valores e outras espécies de títulos. Estas transações são realizadas por telefone.
Mercado de capitais Onde se realizam operações de transferência de recursos financeiros de prazos variados realizados entre os chamados poupadores e investidores.
Mercado de opções Uma variação do mercado futuro, em que o aplicador tem a opção de realizar ou não o negócio na data do vencimento.
Mercado financeiro É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com título de prazos variados.
Mercado futuro Segmento em que operações são fechadas por meio de contrato que terão vencimento no futuro. Há três mercados: o de câmbio; o de juros e o de índices.
Mercado primário Mercado de emissão de novas ações ou títulos em geral.
Mercado secundário Onde ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, favorecendo a liquidez dos papéis já emitidos.
Mercadoria Veja Commodity.
Merval Índice da Bolsa de Valores da Argentina, composto pelas ações mais negociadas no mercado argentino.