Palavra Descrição
Lançador No mercado de opções é aquele que vende a opção. Dessa forma, ele assume a obrigação de vender ou comprar a ação-objeto até a determinada data pelo preço preestabelecido.
Lançamento de Opção É a emissão pelo lançador de uma opção de compra ou venda.
Lance Preço oferecido em pregão para negociação (compra ou venda) de um lote de títulos pelos representantes das sociedades corretoras.
LBC - Letra do Banco Central Título pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.
Lei de Responsabilidade Fiscal Legislação que impõe regras ou limites para gestão dos recursos públicos.
Lei Sarbanes-Oxley Aprovada pelo Congresso Norte-americano em 30 de julho de 2002, a nova lei de reforma administrativa americana - conhecida como The Sarbanes-Oxley Act (SOA) - representa uma das principais reações do governo dos Estados Unidos contra as manipulações nos balanços financeiros e escândalos de fraudes contábeis descobertos em grandes corporações daquele país. O novo texto legal representa a mais importante mudança na legislação sobre as regras a serem seguidas pelo mercado norte-americano desde a criação das bases das leis até então em vigor, aprovadas em 1933 e 1934. O grau de abrangência da Sarbanes-Oxley é maior, aumentando a responsabilidade que envolve desde o presidente e a diretoria das empresas até as firmas de auditoria e os advogados contratados para acompanhar o balanço contábil.
Leilão informal - Go Around É uma operação de venda ou resgate de títulos públicos executada pelo Banco Central. Este leilão acontece em um curto intervalo de tempo, onde os operadores do Banco Central acionam as instituições, através dos dealers, e acolhem os lances propostos, selecionando os melhores preços e fechando imediatamente com estas instituições.
Letra Financeira do Tesouro (LFT) Título emitido pelo Tesouro Nacional, é um papel pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o Banco Central aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.
Letra Financeira do Tesouro do Estado de . (LFTE.. Título público pós-fixado emitido por um governo estadual. Por mais solvente que seja o governo estadual, é bom lembrar que, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.
Letra Financeira do Tesouro do Município de . (LFT Título público pós-fixado emitido por um município. Por mais solvente que seja o município, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.
Libor É a sigla para London Interbank Offered Rate. É a taxa de juros que reflete o custo das operações no mercado interbancário de Londres.
Liquidez Capacidade que um título tem de ser convertido em moeda. A liquidez absoluta só é conferida ao papel-moeda, todos os outros títulos tendo liquidez inferior, que varia conforme o investimento e a conjuntura econômica.
Lote fracionário Lote que apresenta uma quantidade de ações inferior ao lote-padrão.
Lote-padrão Lote de títulos que apresentam características idênticas. Esta quantidade de títulos é prefixada pelas bolsas de valores.
LTN - Letra do Tesouro Nacional Emitido pelo Tesouro Nacional, é um papel prefixado, onde você sabe exatamente o valor de resgate. Apresenta, portanto, risco de oscilação das taxas de juros.
Lucro líquido por ação Lucro líquido de uma empresa em um determinado período, dividido pelo número existente de ações.