Palavra Descrição
IASC GAAP "IASC" é a sigla do International Accounting Standards Committee e "GAAP" significa Generally Accepted Accounting Principles, que são as normas internacionais de contabilidade promulgadas pelo IASC.
IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
IBOVESPA Indicador da lucratividade média de uma carteira teórica, formada pelas ações mais negociadas de forma representativa nos pregões da Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa é revisto a cada 4 meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composição o máximo possível da configuração real das operações realizadas no mercado à vista da Bovespa.
IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Fundado em 1997, é uma associação civil de âmbito nacional com a missão de formar e valorizar o profissional de Relações com Investidores (RI). O Instituto estimula e promove atividades de RI junto às companhias e aos profissionais ligados ao mercado de capitais no Brasil e no exterior; promove o intercâmbio voluntário de experiências idéias e informações sobre métodos e técnicas de RI entre os membros do IBRI; e incentiva a adoção de padrões éticos e profissionais de trabalho e conduta das pessoais ligadas à atividade de RI.
IBrX - Índice Brasil/Bovespa É um Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica, composta por ações de 100 companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, em termos de número de negócios e volume financeiro. As ações que compõem o índice são ponderadas pelo respectivo número de ações que estão disponíveis para negociação no mercado. O Índice Brasil é considerado um índice que avalia o retorno total das ações componentes de sua carteira.
IBrX-50 - Índice Brasil 50 É um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, em termos de número de negócios e volume financeiro. O IBrX-50 tem as mesmas características do IBrX - Índice Brasil/Bovespa, que é composto por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
ICV do DIEESE Mede preços ao consumidor em São Paulo no mês completo, para três faixas de renda. O ICV oficial é a média de três índices.
IGC - Índice de Governança Corporativa O Índice de Governança Corporativa avalia o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que foram admitidas no Nível 1 de Governança Corporativa da BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo. A composição desta carteira será revista quadrimestralmente e o seu cálculo considera os preços do mercado a vista praticados.)
IGP-10 - Índice Geral de Preços 10 Pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. É elaborado com a mesma metodologia do IGP-DI. O período de coleta de preços ocorre entre o dia 11 de um mês e o dia 10 do mês seguinte. É divulgado até o dia 20 do mês de referência.
IGP-DI - Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna Pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. É composto pela média ponderada do Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60%; do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%; e do Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no IGP-DI. O período de coleta de preços ocorre entre o primeiro e o último dia do mês. É divulgado por volta do dia 10 do mês seguinte. O IGP-DI exclui os produtos importados, considerando apenas o que é produzido internamente.
IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado Pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. É elaborado com a mesma metodologia do IGP-10 e IGP-DI. O período de coleta de preços ocorre entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte, com divulgação no dia 30. Este índice também é divulgado em duas prévias todos os meses, a primeira com período de coleta do dia 21 de um mês até o dia 1 do mês seguinte, e a segunda com coleta do dia 21 de um mês até o dia 10 do mês seguinte. O IGP-M considera todos os produtos disponíveis no mercado, inclusive o que é importado. Este índice é formado pela soma ponderada de outros 3 índices : IPA - Índice de Preços ao Atacado, com um peso de 60%; IPC - Índice de Preço ao Consumidor, com um peso de 30%; e INCC - Índice Nacional de Construção Civil, com um peso de 10%.
IIC - Índice de Intenções do Consumidor O Índice das Intenções do Consumidor, calculado pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), tem como objetivo medir a confiança na conjuntura em prol das compras de bens duráveis. O IIC é a média ponderada das respostas a um conjunto de 5 perguntas feitas a 800 entrevistados, para as quais são atribuídos valores de +1 (muito bom), +0.5 (bom), zero (neutro), -0.5 (ruim) e -1 (muito ruim). As perguntas são: O momento é bom para consumir?; Sua situação está melhor do que há 12 meses?; A situação do País está melhor que há 12 meses?; Você acha que sua situação vai melhorar no futuro?; Você acha que a situação do País vai melhorar no futuro? Na média ponderada das respostas é adicionado 100, de modo que o índice flutua em torno desse número.
Índice Brasil 50 (IBrX-50) É um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, em termos de número de negócios e volume financeiro. O IBrX-50 tem as mesmas características do IBrX - Índice Brasil/Bovespa, que é composto por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
Índice Brasil/Bovespa (IBX) É um Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica, composta por ações de 100 companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, em termos de número de negócios e volume financeiro. As ações que compõem o índice são ponderadas pelo respectivo número de ações que estão disponíveis para negociação no mercado. O Índice Brasil é considerado um índice que avalia o retorno total das ações componentes de sua carteira.
Índice da Bolsa de Valores Veja IBOVESPA.
Índice de Força Relativa Índice que leva em consideração a média das oscilações positivas e negativas de um ativo em pregões (normalmente 9 pregões). O IFR varia de 0 a 100 e é comumente utilizado para análises de curto prazo. Um IFR próximo de 0 (por exemplo: 10), indica uma potencial alta de curto prazo dos preços do ativo em questão. Inversamente, um IFR próximo de 100 (por exemplo: 90) uma potencial baixa de curto prazo.
Índice de Lucratividade Relação entre o capital atual e o inicial de uma aplicação.
Índice de Sharpe É uma medida de relação entre retorno e risco de um fundo. Quanto maior o Índice de Sharpe, melhor a performance do fundo no período em análise. O índice varia se o resultado for calculado com base em rentabilidades semanais, mensais ou anuais.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) Medido pelo IBGE em II regiões. Reflete a evolução do custo de vida de famílias com renda de 1 a 8 salários mínimos no mês completo.
Índice Nasdaq Índice norte-americano de ações. Sua carteira está composta em boa parte por ações de empresas de tecnologia.
Índice Preço/Lucro Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual de mesma. Assim sendo, o P/L representa o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, por meio do recebimento de dividendos.
Insider Aquele que se beneficia de informações que ainda não se tornaram de conhecimento público.
Institucional (investidor) Instituição que dispõe de vultuosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinados à reserva de risco ou à renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais. Temos como exemplo, as seguradoras e os Fundos de Pensão.
Investimento Pode ter dois significados: 1) Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. 2) Aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.
IOF Imposto sobre Operações Financeiras. Para os fundos de renda fixa com liquidez diária, foi criada pela Receita Federal uma tabela para a cobrança do IOF regressivo, que incide sobre os rendimentos brutos obtidos até o 29° dia da aplicação.
IPA Agrícola Índice de Preços no Atacado agrícola, mede a variação dos produtos agrícolas no atacado.
IPC - Índice de preços ao consumidor Pesquisado pela FIPE.Mede a evolução dos preços ao consumidor em São Paulo para famílias com renda de 1 a 20 salários mínimos. Semanalmente divulga prévias do índice referentes a períodos quadrissemanais.
IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Calculado pelo IBGE, procura refletir o comportamento dos preços dos produtos e serviços consumidos por famílias que recebem entre um e quarenta salários mínimos, nas onze principais capitais do país. É o índice que o governo vem utilizando para definir sua estratégia de metas de inflação.
IPCA-15 - Índice de Preços ao Consumidor-15 É calculado pelo IBGE segundo a mesma metodologia do IPCA. O que o difere do IPCA é o período de coleta, que vai, aproximadamente, do dia 15 do mês anterior ao 15 do mês de referência.
IPC-S - Índice de Preços ao Consumidor Semanal Calculado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado todas as segundas-feiras. A variação faz referência a um período de 30 dias com preços coletados em 12 capitais com peso proporcional à sua população. Compõem o IPC-S cerca de 450 produtos e serviços, agrupados em sete classes de despesas (Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Despesas Diversas). A Pesquisa de Orçamento Familiar baseia-se nos gastos de famílias com renda mensal até 33 salários mínimos.
I-SENN Índice Eletrônico de Negociação Nacional da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.