Palavra Descrição
FAC Fundo de Aplicação em Cotas.
FED Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos.
FGC - Fundo Garantidor de Créditos É uma entidade privada, com regulamento aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores do mercado financeiro. A garantia, limitada a R$ 70 mil, tem como referência o somatório dos saldos em Poupança, Super Poupança, Conta Corrente, CDB, Aplic Aut e Poup Aut.
FGV Fundação Getulio Vargas.
FGV-100 Índice composto pelas 100 ações mais negociadas, excluindo as estatais e bancos, ou seja, a carteira teórica é composta apenas por ações de empresas privadas, levando-se em consideração os critérios de qualidade da empresa e de liquidez ou volume financeiro negociados em Bolsas de Valores.
Fiesp Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
FIEX - Fundo de Investimento no Exterior Possui investimentos de, no mínimo, 80% em títulos da dívida externa do Governo Federal, negociados no exterior. O restante, pode ser investido em títulos negociados no mercado internacional, sendo que há um limite de concentração de 10% de títulos do mesmo emitente.
FIF - Fundo de Investimento Financeiro Destina seus recursos às aplicações em diversos mercados, segundo limites legais e/ou determinados no regulamento do fundo.
Financial Holding Company Status da legislação bancária dos Estados Unidos que atribui a bancos serem classificados como financial holding company, que se submetem aos critérios de análise do FED - Federal Reserve System e são autorizados a operar como tais nos Estados Unidos exercendo atividades financeiras.
Fipe Federação Instituto de Pesquisas Econômicas.
FIPECAFI A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuáriais e Financeiras é um centro de pesquisa, estudo, ensino e assessoria nas áreas contábil, atuarial, financeira e de controle gerencial, que atua como elemento de ligação na extensão de serviços à comunidade, oferecendo treinamento, consultoria e cursos de especialização, funcionando também como órgão de apoio institucional ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP
FIQ Fundo de Investimento em Quotas.
Firma Especialista da NYSE São empresas independentes ou parte de corporações que atuam diretamente no pregão da NYSE. Cada especialista é responsável por algumas ações (de 5 a 10 ações, na maioria dos casos) e têm, dentre outras, a responsabilidade de zelar pela transparência, justiça e eficiência do mercado, mantendo o mínimo de variações bruscas possível no preço das ações. O especialista pode e deve executar ordens de negociação de ações, e também tem o papel de mediar negociações. No caso do Itaú a firma especialista é a La Branche & Co..
FITVM Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários.
Free Float Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados. Comumente denomina-se "Ações em Circulação", excluindo-se os detidos pelos acionistas controladores.
Fundo de Aplicação em Cotas Fundo que aplica em outros fundos.
Fundo de Estabilização Fiscal (FEF) Volume de recursos mantidos pelo governo federal para permitir o fechamento de suas contas. Originalmente seriam transferidos a estados, municípios e alguns ministérios.
Fundo de Investimento Condomínio que reúne pessoas em torno de um objetivo comum. Quem é o responsável pela administração deste fundo é o banco.
Fundo de Investimento em Quotas Fundos destinados a investir na compra de quotas de fundos de investimento títulos e valores mobiliários.
Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários Antigamente dividido em fundos de ações e ações carteira livre. É um fundo que pode destinar no máximo 49% da sua carteira para a aquisição de títulos ou operações de renda fixa.