Palavra Descrição
Data de Exercício da Opção É a data de registro em pregão da operação de compra ou venda.
Data de Vencimento da Opção O dia em que se extingue o direito de exercer uma opção.
Debêntures Títulos emitidos por uma sociedade anônima, para captar recursos, visando financiamento de projetos de investimento ou alongamento do perfil de endividamento das empresas. O rendimento de cada debênture depende das condições particulares de cada emissão.
Debêntures Conversíveis Aquelas que, por opção de seu portador, podem ser convertidas em ações, em épocas e condições predeterminadas.
Debêntures Simples Tipo de debênture que proporciona ao aplicador somente uma remuneração sobre o valor de investimento.
Deduções Estatutárias É a parte dos lucros gerados por uma empresa, os quais não são distribuídos aos acionistas, de acordo com determinação dos Estatutos.
Default Declaração de insolvência do devedor cujas dívidas não foram pagas nos prazos estabelecidos. Esta declaração é feita pelos credores.
Demonstração de Lucros e Perdas Demonstrativo das contas de resultado (Receita e Despesa) de uma Empresa referente a um determinado período.
Depósito Compulsório sobre Fundos de Investimento Parcela do patrimônio do fundo destinado a ser recolhida junto ao Banco Central, de acordo com a legislação vigente, onde permanecerá sem remuneração.
Derivativos São operações financeiras realizadas através dos mercados futuros de índice, câmbio, juros e de opções, para obter rentabilidades diferenciadas.
Deságio Diferença negativa entre o valor pago e o valor nominal do título.
Desdobramento do Número de Ações (Split) Quando a empresa emite um determinado número de ações novas para cada ação antiga. Pode ser desde 1, 2 , 3 ou 4 novas, várias dezenas ou mesmo centenas para cada ação antiga.
DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos socioeconômicos Criado em 1955 com o objetivo de assessorar os sindicatos de trabalhadores fornecendo dados relativos a custo de vida, nível de salário real e produtividade.
DI-OVER Com divulgação diária pela CETIP, corresponde à taxa média das operações de Depósito Interfinanceiro com prazo de um dia útil. Na metodologia adotada, são excluídas do cálculo as operações entre instituições financeiras de um mesmo Grupo (conceito Extra-Grupo).
Disclosure Quando uma empresa divulga informações, facilitando a tomada de decisão do investidor e aumentando sua proteção.
Distribuição dos rendimentos Lucros distribuídos aos cotistas de um fundo resultantes da venda dos títulos presentes na carteira do fundo.
Diversificação Prática de investir em um número variado de títulos, buscando reduzir riscos.
DIVEX Títulos da Dívida Externa.
Dividendo Direito que o titular de uma empresa tem de participar dos lucros dessa empresa. Esta participação varia em função da quantidade de ações possuídas. De acordo com os resultados obtidos pela empresa em determinado período, um percentual a ser definido na Assembléia Geral Ordinária será pago aos acionistas, sob a forma de dividendos.
Dólar Comercial Valor do dólar usado como parâmetro para as operaçöes de importação e exportação bem como grande parte das operaçöes financeiras, tais como: Investimentos no país, remessa de dividendos, entrada de capital, pagamento de juros, etc.
Dólar Flutuante Valor do dólar usado como parâmetro para as operações de compra e venda de moeda estrangeira destinadas ao turismo e algumas operações definidas pelo Banco Central, tais como: execução de garantias internacionais, swaps, movimento de contas de não residentes (CC5), etc.
Dow Jones Industrial Average Índice utilizado para acompanhar os negócios na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE - New York Stock Exchange). Seu valor é o cálculo da média ponderada de ações de trinta grandes empresas (blue chips) que, em geral, são líderes da sua indústria. É um indicador globalmente acompanhado pelo mercado desde 1928.
Dumping Venda de produtos a preços mais baixos que os custos de fabricação, com o intuito de eliminar a concorrência com o objetivo de ganhar fatias maiores do mercado.