Palavra Descrição
BACEN Veja Banco Central do Brasil.
Balança Comercial Exportações (vendas de bens ao exterior) menos Importações (compras de bens no exterior).
Balancete Demonstrativo contábil dos valores do ativo, passivo e Patrimônio Líquido de uma empresa. Refere-se apenas à parte do período do exercício social.
Balancete Trimestral Balanço parcial das principais contas de uma empresa. É um demonstrativo contábil dos valores do ativo, passivo e patrimônio Líquido de uma empresa, divulgado trimestralmente para as Bolsas de Valores, CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Bacen.
Balanço Demonstrativo contábil dos valores do ativo, passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Refere-se a um exercício social completo.
Balanço de Pagamentos É um resumo contábil, expresso em unidades monetárias, no caso o dólar norte-americano, das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo. É constituída de duas grandes contas: - Saldo em transações correntes (transações de bens ou serviços realizadas por brasileiros com o exterior); - Saldo de capitais, que reflete o fluxo de moedas entre o país e o restante do mundo (exemplo: Empréstimos, Investimentos, Amortizações). A estrutura do Balanço de Pagamentos é a seguinte:<br/>1- Saldo da Balança Comercial: é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações de produtos realizados por um país em um determinado período;<br/>2- Saldo do Balanço de Serviços: refere-se ao pagamento de juros ao exterior, frete, conta turismo, rendas de capital, entre outras.<br/>3- Transferências unilaterais: transferência de valores das pessoas e instituições entre o Brasil e outros países, sem a necessidade de pagamento posterior.<br/>4- Saldo em transações correntes: Soma do Saldo da Balança Comercial com o saldo do balanço de serviços e as transferências unilaterais; <br/>5- Conta de capital<br/>6- Erros e Omissões<br/>7- Resultado.
Balanço de Transações Correntes É o resultado agregado da balança comercial (exportações menos importações), do balanço de serviços (juros, fretes, lucros, viagens internacionais, etc) e das transferências unilaterais.
Banco Central do Brasil O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, com o objetivo de atuar como um órgão executivo do Sistema Financeiro Nacional. Suas funções principais são:<br/>1 Emissão e controle de papel moeda (cédulas e moedas)<br/>2- Controla das operações de Open Market, executando a compra e venda de títulos tanto para executar Política Monetária como para o financiamento do Tesouro Nacional;<br/>3- Realizar operações de redesconto e outros tipos de empréstimos às Instituições Financeiras e receber e controlar os depósitos compulsórios voluntários dos bancos;<br/>4- Atuar como o depositário das Reservas Internacionais do país;<br/>5- Autorizar o funcionamento, fiscalizar e aplicar as penalidades previstas a Instituições financeiras.<br/>As atividades do Banco Central são regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)<br/>
Banco Custodiante (ADRs) O Banco Custodiante é responsável pela emissão, cancelamento, venda, recompra, resgate e reavaliação dos ADRs, recolhimento e distribuição de direitos aos detentores de ADRs e controle das operações de câmbio associadas ao programa de ADRs. No caso do Itaú o custodiante é o próprio Itaú.
Banco Depositário (ADRs) Banco baseado nos Estados Unidos responsável por todos os serviços de emissão e transferência de ações para um programa de DR (Depositary Receipts). É responsável por todo o serviço aos acionistas, seu cadastro, controle e também pelo pagamento de dividendos em dólares. No caso do Itaú, o banco depositário é o Bank of New York.
Banco Mundial Instituição criada em 1944, o Banco Mundial rege, ao lado do Gatt (que deu origem à Organização Mundial de Comércio), o sistema financeiro internacional.
Base Monetária Corresponde à criação primária de moeda (pelo Banco Central). Ela é divulgada em dois conceitos pelo Banco Central do Brasil: num conceito mais restrito, por convenção, corresponde ao total de papel-moeda em circulação somada às reservas bancárias e, num conceito mais amplo, corresponde ao total da base restrita, mais os depósitos compulsórios em espécie e títulos federais (tanto do BACEN, quanto do Tesouro) fora do Banco Central.
BBC - Bônus do Banco Central Emitido pelo Banco Central, é um papel prefixado, onde você sabe exatamente o valor de resgate. Apresenta, portanto, risco de oscilação das taxas de juros.
Benchmark Termo utilizado no mercado financeiro para determinar um índice que servirá como parâmetro de comparação entre investimentos. Um fundo cambial, por exemplo, pode ter como benchmark a variação do dólar norte-americano.
Benefícios São os dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição que uma empresa distribui a seus acionistas.
Beta Medida de risco de um ativo, utilizado para medir a sensibilidade de um ativo em relação a determinado índice. Por exemplo, se uma ação se comporta exatamente como o Ibovespa, dizemos que ela tem beta=1. Se a ação variar menos que o Ibovespa, o beta será menor do que um (beta < 1). Em contrapartida, se a ação varia mais que o Ibovespa, mas no mesmo sentido, ela terá beta>1 (beta maior do que um). Se variar menos, mantendo o mesmo sentido, o beta será menor do que um (beta < 1).
Block-Trade Leilão de grande lote de ações nas bolsas de valores.
Bloqueio de posição Operação através da qual um aplicador impede o exercício de sua posição mediante a compra, em pregão, de uma opção que possui a mesma série da opção anteriormente lançada.
Blue Chips São as chamadas ações de 1ª linha. Ações de empresas de grande porte, com grande liquidez e volume de negócios nas bolsas de valores.
BM&F Bolsa de Mercadorias & Futuros.
BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social. Empresa Pública cujas atividades são: estudar os problemas de desenvolvimento econômico global e examinar projetos específicos, visando impulsionar o setor econômico do país, fortalecer o setor empresarial nacional, atenuar os desequilíbrios regionais, promover o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas, industriais e de serviços, e promover o crescimento e a diversificação da exportações.
Boleta Documento no qual são registrados os negócios de compra e venda de ações pelos operadores, no pregão de uma Bolsa de Valores ou de Mercadorias e Futuros. Bolsa de Mercadorias : Mercado centralizado utilizado para transações com mercadorias , sobretudo os produtos primários de maior importância no comércio internacional e interno, como café, algodão, boi, cereais, etc.. Realizando negócios tanto com estoques existentes quanto com mercados futuros, as bolsas de mercadorias exercem um papel estabilizador no mercado, buscando minimizar as variações de preço provocadas pelas flutuações de demanda e reduzindo os riscos dos comerciantes.
Bolsa de Valores Associação civil sem fins lucrativos onde se negociam títulos e valores mobiliários. Seus principais objetivos são: manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados para que ocorram as transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos nas negociações; fazer a divulgação das operações realizadas com rapidez e detalhes.
Bolsa em alta Quando o índice de fechamento do pregão é superior ao índice de fechamento do dia anterior.
Bolsa em baixa Quando o índice de fechamento do pregão é inferior ao índice de fechamento do dia anterior.
Bolsa estável Quando o índice de fechamento do pregão se mantém no mesmo patamar do índice de fechamento do dia anterior.
Bonificação Em virtude de incorporação de reservas e lucros, através da distribuição gratuita de novas ações em número proporcional à quantia já possuída pelos acionistas. Como o preço em Bolsa é reajustado na mesma proporção, o patrimônio da empresa não se altera.
Bônus / Eurobônus São títulos que os bancos emitem através de instituições no exterior, que serão utilizados como "funding" para operações de empréstimos no Brasil. Esses títulos têm prazos de três a oito anos, taxas fixas ou flutuantes e com ágio ou deságio, dependendo da demanda do mercado.
Boom Quando o volume de transações no mercado de ações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios em determinado período, com expressivo aumento das cotações.
BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo. Associação civil sem fins lucrativos onde se negociam títulos e valores mobiliários. Seus principais objetivos são: manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados para que ocorram as transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos nas negociações; fazer a divulgação das operações realizadas com rapidez e detalhes.
Bradies Papéis da dívida externa de países em desenvolvimento, renegociados de acordo com as regras do Plano Brady (plano tem esse nome em referência ao ex-secretário do Tesouro Americano, Nicholas Brady). A reestruturação baseou-se na emissão de títulos para substituir a dívida externa desses países. Na conversão foi aplicado um desconto no valor dos empréstimos.
Break Even Point Ponto de equilíbrio entre receita e despesa. A partir do break even point as receitas da empresa geram, proporcionalmente, um lucro maior.
Broker Veja Corretor.
BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.