Palavra Descrição
NASDAQ National Association of Securities Dealers Automated Quotations. É uma Bolsa de Valores na qual as transações são realizadas eletronicamente. Por se tratar de um mercado em que as exigências burocráticas para abertura de capital são menores do que aquelas observadas na New York Stock Exchange (NYSE), é onde se concentra a negociação da maioria das empresas de tecnologia que, em boa parte, realizaram suas ofertas iniciais de ações nos últimos anos.
NASDAQ 100 Index Outro índice utilizado nas negociações da NASDAQ. Lançado em 1985, este índice inclui 100 das maiores empresas não financeiras, norte-americanas e estrangeiras.
NASDAQ Composite Index Principal índice utilizado nas negociações da NASDAQ, exprimindo a variação média diária das negociações. É composto por todas as empresas negociadas na NASDAQ, ponderadas por seu valor de capitalização.
NBC-E - Nota do Banco Central (Série E) Emitido pelo Banco Central, é um papel pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à variação do dólar comercial.
Nikkei Índice da Bolsa de Valores do Japão. Corresponde às ações mais negociadas do mercado japonês.
Nível 1 de Governança Corporativa Implantado em 26 de julho de 2001, é um segmento especial de negociação da BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo, destinado à listagem de empresas cujos administradores e controladores se comprometem, voluntariamente, a cumprir exigências adicionais às existentes na legislação. Objetiva a melhoria na prestação de informações ao mercado de capitais e incentivar as boas práticas de Governança Corporativa. A Itaúsa e o Banco Itaú aderiram ao Nível 1 de Governança Corporativa em 26/06/2001. Dentre vários compromissos exigidos para uma empresa ser classificada como Nível 1, destaca-se :<ul><li>manutenção em circulação de uma parcela mínima de 25% do capital em ações;</li><li>realização de ofertas públicas de colocação de ações;</li><li>melhoria das informações prestadas trimestralmente;</li><li>cumprimento de regras de transparência;</li><li>divulgação de acordos de acionistas e programas de opções;</li><li>disposição de um calendário anual de eventos corporativos.</li></ul>
Nota Promissória (NP) Título de crédito emitido pelas companhias, para colocação pública, que confere a seu titular direito de crédito.
NTN - Nota do Tesouro Nacional Título público que rende juros reais e mais a variação de um indexador, que pode ser o dólar (no caso da NTN-D) ou a TR (no caso da NTN-H), entre outras.
NYSE (New York Stock Exchange) Bolsa de Valores de Nova Iorque. A maior e mais importante bolsa de valores do mundo. Também conhecida como Big Board, é auto-regulada por um conselho de 20 membros que acompanha e regula as atividades comerciais de mais de 3.000 empresas, norte-americanas e estrangeiras.