Palavra Descrição
Call Veja opção de compra.
Capital aberto Quando o capital de uma sociedade anônima é representado por ações que podem ser negociadas nas Bolsas de Valores. Este, por sua vez, é dividido entre vários acionistas.
Capital de risco Capital investido em atividades que podem resultar em perda do capital.
Capitalização Aumento do patrimônio de uma empresa através da emissão de ações.
Capitalização de Mercado O valor da empresa no mercado de capitais, ou seja, multiplica-se a quantidade de ações pelo valor da cotação da ação negociada em Bolsa de Valores.
Carta de crédito A mecânica de carta de crédito (crédito documentário) na importação brasileira é aquela que confere maiores garantias ao exportador estrangeiro, na medida em que ele condiciona o embarque da mercadoria para o Brasil ao prévio recebimento de um documento de garantia, através do qual um banco autorizado a operar no Brasil garante o integral pagamento da transação, desde que obedecidas algumas condições e cláusulas de embarque.
Carteira de ações ou títulos Conjunto de ações ou títulos de propriedade de pessoas físicas e jurídicas.
Cash Yield Indicador que mede o retorno financeiro anual de uma ação.
CBLC Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia: Sociedade anônima com capital fechado, com sede em São Paulo, que presta serviços de compensação, liquidação e controle de risco das operações. A CBLC também presta o Serviço de Custódia Fungível de ativos e administra o Banco de Títulos CBLC - BTC. É uma organização auto-reguladora, supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
CDB - Certificado de Depósito Bancário É um título de renda fixa emitido por Instituições financeiras. Esses títulos podem ser emitidos por bancos comerciais, de investimento ou múltiplos junto aos seus clientes pessoas físicas, jurídicas ou outros bancos, funcionando como um depósito a prazo com a finalidade de criar reservas para que o banco possa fazer empréstimos junto a clientes e interessados.<br/>É uma aplicação de renda fixa que permite ao investidor saber com antecedência o prazo e as condições de remuneração.
CDI - Certificado de Depósito Interfinanceiro Certificado negociado exclusivamente entre bancos. Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP. As maiorias das operações são negociadas por um dia.<br/>A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Por este motivo, esta taxa também é utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento.
Cédula Hipotecária É um título de crédito que caracteriza uma promessa de pagamento com uma garantia real de hipoteca. É um instrumento hábil para a representação de créditos hipotecários.
Certificado de Depósito Bancário É um título de renda fixa emitido por Instituições financeiras. Esses títulos podem ser emitidos por bancos comerciais, de investimento ou múltiplos junto aos seus clientes pessoas físicas, jurídicas ou outros bancos, funcionando como um depósito a prazo com a finalidade de criar reservas para que o banco possa fazer empréstimos junto a clientes e interessados.<br/>É uma aplicação de renda fixa que permite ao investidor saber com antecedência o prazo e as condições de remuneração.
Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) Certificado negociado exclusivamente entre bancos. Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP. As maiorias das operações são negociadas por um dia.<br/>A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Por este motivo, esta taxa também é utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento.
Certificados de Depósitos Negociável Veja Warrants.
CETIP - Central de Custódia e Liquidação de Títulos Local onde se custodiam, registram e liquidam financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram de fora das regras de rolagem. Na CETIP ficam garantidas as operações, tanto do ponto de vista do comprador quanto do vendedor, e suas garantias.
Chamada de Capital Quando uma empresa subscreve ações novas, com ou sem ágio, para aumentar seu capital.
Cisão É a operação pela qual a empresa transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais Sociedades constituídas para este fim ou existentes, extinguindo-se a empresa cindida se houver versão de todo o seu patrimônio.
CME Chicago Mercantil Exchange.
CNBV Comissão Nacional de Bolsas de Valores.
Cobertura Quando o vendedor de um ativo no mercado a termo, futuro e de opções faz um depósito dos seus ativos na Bolsa, os quais servirão de garantia para o cumprimento de sua obrigação futura.
Comitê de Política Monetária (Copom) Comitê do Banco Central que se reúne periodicamente para tomar decisões referentes às taxas de juros, entre outras.
Comitente Denominação que se dá à pessoa que encarrega uma outra de comprar, vender ou praticar qualquer ato sob suas ordens e sua conta , mediante uma remuneração via comissão.
Commercial Paper Título emitido visando a captação pública de recursos para o capital de giro da empresa. Constitui-se em um importante mecanismo de financiamento para as companhias de capital aberto.
Committee on Uniform Securities Identification Procedures É o identificador numérico padronizado para todas as ações / títulos negociados nos Estados Unidos. Trata-se de um número de nove dígitos, cujos seis primeiros identificam o emissor do papel e os 3 últimos identificam o tipo de papel.
Commodities Mercadorias em estado bruto, tais como estanho e cobre, e produtos primários, tais como café e soja, negociados no mercado internacional.
Companhia Aberta Empresa que possui valores mobiliários de sua emissão registrados na CVM para a negociação em Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão.
Compromisso Nas aplicações em CDB-DI o cliente escolhe o prazo de aplicação. E ainda tem a possibilidade de a seu critério, comandar recompras para creditar sua conta corrente antes do vencimento contratado. Em qualquer hipótese, há o compromisso do Itaú em remunerar o seu dinheiro de acordo com o percentual do CDI definido para a aplicação. E para formalizar esta condição, todas as operações do CDB-DI envolvem o registro do compromisso na CETIP.
Conselho Fiscal Sua função é a de fiscalizar a situação financeira da empresa. O conselho fiscal possui no mínimo três membros efetivos e três suplentes não ligados à Empresa.
Conselho Monetário Nacional (CMN) Órgão normativo responsável pela fixação das diretrizes da política de crédito, monetária e, Cambial do país, para compatibilizá-las com as metas econômicas fixadas pelo Governo Federal. O órgão executor é o Banco Central. Atualmente, o CMN é composto pelo Presidente do Banco Central e pelos Ministros do Planejamento e da Fazenda.
Correlação Índice que mede o quanto dois ativos oscilam de forma semelhante ao longo do tempo.
Corretagem Remuneração paga ao corretor por sua intermediação na compra ou venda de títulos.
Corretor Quem intermedia a compra e venda de títulos.
Corretoras São instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e membros das bolsas de valores ou de futuros. Estão habilitadas a negociar valores mobiliários ou contratos futuros em pregão.
Cota de um fundo de investimento Veja Quota de um fundo de investimento.
Cotação Preço dos títulos, ações, moedas estrangeiras ou mercadorias.
Cotação de Abertura Primeira cotação no dia de uma ação registrada no pregão de uma Bolsa de Valores.
Cotação de Fechamento Último preço no dia de uma ação registrada no final de um pregão.
Cotação Máxima Cotação máxima no dia atingida por uma ação registrada durante o pregão de uma Bolsa de Valores.
Cotação Média Cotação Média diária de uma ação registrada durante o pregão de uma Bolsa de Valores.
Cotação Mínima Cotação Mínima diária atingida por uma ação registrada durante o pregão de uma Bolsa de Valores.
CPMF Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.
Crack Ocorre quando as cotações das ações declinam rapidamente para níveis de preços muito baixos.
Curva do papel Curva que reflete a valorização de um título ao longo do tempo, do instante da compra até seu vencimento.
CUSIP Veja Committee on Uniform Securities Identification Procedures.
CVM - Comissão de Valores Mobiliários Foi criada através da Lei (6385/76) para disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação dos participantes (companhias abertas, intermediários financeiros e investidores). Tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.